Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSoares, Liliana-
dc.contributor.advisorVenâncio, Rosa-
dc.contributor.authorSantos, Paula Daniela Machado-
dc.date.accessioned2019-12-11T16:47:44Z-
dc.date.available2019-12-11T16:47:44Z-
dc.date.issued2019-10-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2267-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractA presente investigação tem o intuito de desenvolver um produto no âmbito do design de vestuário, direcionado para o mercado de luxo. Para isso, serão cruzados saberes e conhecimentos da Cultura do Fazer com a arte da costura, tudo isso em parceria com a empresa portuguesa de caracter semi-industrial “Desistart”. Este estudo ambiciona refletir e enaltecer o papel do design, desenvolvendo um produto que cruze e implemente as técnicas da tapeçaria no design de vestuário. Por outro lado, pretende-se não deixar esquecer as tradições e, dessa forma, fazer com que o que parece desatualizado num âmbito, possa brilhar e tornar-se algo único e inovador, num outro âmbito completamente distinto. Esta dissertação, que se trata de um projeto de caracter experimental, divide-se em quatro partes essenciais. A primeira parte reserva-se a uma parte mais teórica em que nesta são feitas as revisões literárias e bibliográficas sobre o tema da tecelagem como elemento veiculador de cultura, por outro lado, é assente em pesquisas e análises de casos de estudo. A segunda fase destaca-se pelo trabalho de campo. É nesta fase que é realizada a primeira visita á empresa Desistart, onde desta visita se tiram muitas mais valias. Aqui foram também realizados estudos acercas de materiais e técnicas, de onde se retiraram vários dados. A terceira fase é reconhecida pela experimentação. É nesta altura que são criadas hipóteses de projeto trabalhando em parceria com a empresa, sendo que aqui se tornou muito importante refletir sobre o conhecimento adquirido na fase anterior, para assim solucionarmos contratempos que poderão aparecer. Por fim, a quarta e última fase que se dedica inteiramente á produção do protótipo final. Com esta investigação, pretende-se provar que o Designer de produto pode contribuir positivamente no âmbito do design de vestuário, por ser um catalisador de ligações entre o passado e o futuro.pt_PT
dc.description.abstractThe present research aims to develop a product in the field of clothing design, aimed at the luxury market. To this end, knowledge of do culture with the art of sewing will be crossed, all in partnership with the Portuguese semi-industrial company "Desistart". This study aims to reflect and enhance the role of design by developing a product that crosses and implements tapestry techniques in garment design. On the other hand, it is intended not to forget the traditions and, in this way, to make what seems outdated in one sphere can shine and become something unique and innovative, in a completely different field. This dissertation, which is an experimental project, is divided into four essential parts. The first part is reserved for a more theoretical part in which are made the literary and bibliographic reviews on the subject, on the other hand, is based on research and analysis of case studies. The second phase stands out for its fieldwork. It is at this stage that the first visit to the company Desistart takes place, where many valuable things are taken from this visit. Here, too, material and technical studies were carried out, from which several data were taken. The third stage is recognized by experimentation. It is at this point that project hypotheses are created working in partnership with the company, and it has become very important here to reflect on the knowledge acquired in the previous phase, so that we can solve any setbacks that may arise. Finally, the fourth and last phase that is dedicated entirely to the production of the final prototype. With this research, we intend to prove that the Product Designer can contribute positively in the field of clothing design, as it is a catalyst of links between the past and the future.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesign de vestuáriopt_PT
dc.subjectDesign e materiaispt_PT
dc.subjectLuxopt_PT
dc.subjectCultura do fazerpt_PT
dc.subjectCultura do projetopt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectClothing designpt_PT
dc.subjectDesign and materialspt_PT
dc.subjectLuxurypt_PT
dc.subjectCulture of makingpt_PT
dc.subjectProject culturept_PT
dc.subjectCreativity.pt_PT
dc.titleA cultura da tecelagem no design de vestuário : o caso DESISTARTpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.identifier.tid202334465pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paula_Santos.pdf9.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.