Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2284
Título: Resolução de problemas de processo e formulação de problemas no 1.º ano de escolaridade. Estratégias e representações utilizadas
Autores: Fonseca, Lina Maria Dias da
Malhão, Catarina Clara Esteves
Palavras-chave: Resolução de problemas de processo
Formulação de problemas
Estratégias
Representações
Process problem solving
Problem posing
Strategies
Representations
Data: 20-Dez-2019
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se na área da Matemática devido às dificuldades detetadas no grupo relativamente à resolução e formulação de problemas. Este estudo envolveu 20 alunos e teve como objetivo compreender como é que alunos do 1º ano de escolaridade resolvem problemas de processo e lidam com a formulação problemas. Para orientar o estudo foram definidas as seguintes questões de investigação: 1) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? 2) Que representações são utilizadas pelos alunos? 3) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de problemas? E na formulação? Tendo em conta o problema e as questões do estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa e seguiu-se o design de investigação-ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação participante, de registos audiovisuais e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidas categorias e alguns indicadores que permitiram avaliar as estratégias de resolução e formulação de problemas, e as representações dos alunos. Com este estudo pode-se concluir que as tarefas permitiram uma evolução e melhoria do desempenho dos alunos quanto à resolução de problemas de processo como também na formulação de problemas, e demonstraram que a resolução de problemas de processo é uma ótima ferramenta para proporcionar um papel mais ativo dos alunos, levando-os a refletir sobre a forma de resolver o problema, a organizar o pensamento e a desenvolver a comunicação matemática. Para além do trabalho de investigação está aqui também espelhado o processo de intervenção da PES que me permitiu desenvolver inúmeras competências quer didáticas quer específicas, cruciais na formação de professores, tais como a perceção de como se concretiza a aprendizagem dos alunos e a sua diversidade pessoal, cultural e social; os conteúdos específicos das matérias e áreas, incluindo as suas relações transversais e o conhecimento de diversas metodologias.
This report was performed under the scope of the Supervised Teaching Practice (PES) from the Pre-school and Primary Teacher Education (1st Cycle) Master Degree. The research project developed focused on Mathematics due to the difficulties found in the group, regarding problem solving and problem posing. This study involved 20 pupils and its main goal was to understand how 1st grade pupils solve process problems and deal with problem posing. To guide the study the following research questions were defined: 1) What strategies do pupils use in problem solving? And in problem posing? 2) What representations are used by pupils? 3) What difficulties do pupils manifest in problem solving? And in problem posing? Having defined the problem and the questions of the study, we opted for a qualitative research methodology, and an action-research design. The data collection was done through participant observation, audiovisual records and pupils documents. To analyze data, categories and some indicators were defined that allowed to evaluate problem solving and problem posing strategies, and the pupils’ representations. With this study it can be concluded that the tasks allowed an evolution and improvement of the pupils’ performance regarding the process problem solving as well as the problem posing, and revealed that problem solving and posing is a great tool to provide a more effective and dynamic role to the pupils, to help them to reflect on how to solve the problem, to organize thinking and to develop mathematical communication. Beyond the investigation study, also here is described the intervention of PES, which is allowed to promote the skills needed for specific, crucial questions in teacher education, such as the perception of pupils’ learning and their personal, cultural and social diversity; the specific contents of the subjects and areas, including their transversal relationships and the knowledge of several methodologies.
Descrição: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2284
Aparece nas colecções:ESE - Dissertações de mestrado

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