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Title: A dimensão cromática nos logótipos
Authors: Sofia Ribeiro Barbado, Alexandra
Advisor: Miguel da Costa Cairrão, Álvaro
Sofia Ferreira Rodrigues, Helena
Keywords: Dimensão Cromática;Cor;Emoção;Marca;Identidade Visual;Logótipo;Cromatic Dimension;Color;Emotion;Brand;Visual Identity;Logo
Issue Date: 25-Oct-2019
Abstract: As cores sempre estiveram presentes no quotidiano do homem, sendo possível desde do primeiro momento observar na natureza um conjunto variado colorido. A tendência foi a repetição e impressão das cores nas várias áreas e objetos, sendo a forma de comunicação mais utilizada, permanecendo atualmente. Na temática do trabalho realizado, é pretendido relacionar as cores utilizadas num elemento gráfico, o logótipo, neste caso os logótipos, um conhecido Facebook e outro B desconhecido, com as emoções, percebendo se existe influência do reconhecimento do logótipo com as cores na escolha das emoções. Foi realizada uma fundamentação teórica, baseada nas principais temáticas do trabalho de investigação, as várias definições das cores, das emoções e também a temática da marca e a sua importância, incluindo a identidade corporativa e visual. Uma das ferramentas mais importantes utilizadas nas organizações ou empresas, é a comunicação visual, sendo a identificação por parte do consumidor, e identidade e o conjunto de várias funções da mesma. No trabalho de investigação o objetivo é verificar se as diferentes cores utilizadas no logótipo, independentemente do seu grau de conhecimento pelo público em geral, têm capacidade de despertar emoções diferenciadas nos sujeitos. Para realizar a investigação, o método utilizado foi de caráter quantitativo e explicativo, sendo realizados dois questionários com as questões e escalas mais indicadas, impressas em papel e distribuidas em sala de aula aos diferentes alunos. Conclui-se através de dados recolhidos, que o conhecimento do elemento gráfico, o logótipo do Facebook e a sua cor, tem uma tendência para influenciar na escolha das emoções, dando alguns resultados diferentes do logótipo desconhecido. Através dos dados obtidos no trabalho de investigação, conclui-se que, na idealização e realização de um novo logótipo representativo de uma empresa ou organização, tem que se considerar um elemento muito importante, a cor, pois a escolha final da mesma vai influenciar a forma como o consumidor a perceciona, originando emoções diferentes, positivas ou negativas, conforme a cor utilizada.
The colors have always been present in the daily life of man, being possible from the first moment to observe in nature a varied colorful ensemble. The tendency was the repetition and printing of the colors in the various areas and objects, being the most widely used form of communication, currently remaining. In the theme of the follow work, it is intended to relate the colors used in a graphic element, the logo in this case two logos, a know logo Facebook and another unknow B with emotions, realizing if there is influence of the recognition of the logo with the colors in the choice of emotions. A theoretical basis was made, based on the main themes of the research work, beginning with the various definitions of colors, the emotions, and also the theme brand and its importance, including corporate and visual identity. One of the most important tools used in organizations or companies, is visual communication, being the identification by the consumer, and identity and the set of various functions of the same. In the research work the objective is to verify whether the different colors used in the logo, regardless of their degree of knowledge by the general public, have the ability to awaken differentiated emotions in the subjects. To carry out the investigation, the method used was quantitative and explanatory, and two questionnaires were performed with the most indicated questions and scales, printed on paper and distributed in the classroom to the different students.It concludes through data collected, that the knowledge of the graphic, the Facebook logo and its color, has a tendency to influence the choice of emotions, giving some different results of the unknown logo. Through the data obtained in the research work, it is concluded that, in the idealization and realization of a new logo representative of a company or organization, it has to consider a very important element, the color, because the final choice of it will Influence the way the consumer perceives it, originating different emotions, positive or negative, according to the color used.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing, apresentado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2289
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