Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2290
Title: Plano de negócios para a criação de uma filial : o caso da Academia Progresso
Authors: Carvalho, Pedro
Dias, Gil
Martins, Cácia Carina dos Santos
Keywords: Educação
Marketing
Investigação
Económica
Financeira
Viabilidade
Education
Research
Economic
Financial
Viability
Educación
Investigación
Financiera
Viabilidad
Issue Date: 14-Jan-2020
Abstract: Desde cedo, a Educação revelou-se crucial no desenvolvimento de qualquer sociedade. Todavia, tem-se vindo a tornar cada vez mais exigente no âmbito dos conteúdos programáticos lecionados, assim como na excessiva carga horária a que os estudantes estão sujeitos. Isto aliado às dificuldades que os Encarregados de Educação têm em apoiar os seus Educandos, devido à falta de tempo ou à falta de conhecimento, tem levado a que muitos optem por recorrer a ajuda externa, mais precisamente, a centros de estudos e explicações. Deste modo, o objetivo do presente estudo consiste em realizar um plano de negócios que vise a abertura de um centro de estudos em Viana do Castelo. Numa primeira fase, realizar-se-á um estudo de mercado da região, com o intuito de perceber a aceitação do projeto a constituir junto da população-alvo. Por conseguinte, numa segunda fase recorrer-se-á à elaboração de um plano de marketing, definindo minuciosamente as opções estratégicas a adotar. Por último, efetuar-se-á ainda, um estudo económico-financeiro, que vise avaliar à priori a viabilidade económico-financeira do projeto em causa. Posto isto, os instrumentos de recolha de dados que viabilizarão este estudo, serão inquéritos por questionário realizados aos Encarregados de Educação dos diferentes ciclos de estudos no Agrupamento de Escola da Agra e Lima. Complementarmente recorrer-se-ão a dados secundários disponíveis na internet (ex. Pordata, IAPMEI, Banco de Portugal e centros de estudo concorrentes), assim como a orçamentos concedidos por potenciais empresas fornecedoras. Com base no plano de negócios desenvolvido, será exequível concluir que estaremos perante um projeto revelador de viabilidade comercial e económico-financeira, sendo certo que apresentará inicialmente algumas dificuldades, porém ultrapassáveis, esperando-se indicadores de viabilidade económico-financeira positivos a partir do 3º ano de atividade.
Education proved to be crucial in the development of any society. However, it has become increasingly demanding in the context of the contents given in class, as well as the excessive workload to which students are subjected. This, linked with the difficulties that caregivers have in supporting their children, due to lack of time or lack of knowledge, has led many to ask for external help, more precisely, to study and explanation centers. Thus, the aim of this study is to develop a business plan to open a study center in Viana do Castelo. In the first phase, there will be a market study of the region, in order to understand the acceptance of the project with the target population. Therefore, a second stage will be to draw a marketing plan, defining in detail the strategic options to be adopted. Finally, an economic and financial study will be carried out to assess the economic and financial viability of the project. The data collection instruments that will make this study viable will be surveys carried out to the caregivers of the different study cycles in the Agra and Lima School Group. In addition, secondary data available on the internet (eg Pordata, IAPMEI, Portugal Bank and competing study centers) will be used, as well as budgets provided by potential suppliers. Based on the business plan developed we can conclude that we will be facing a project with commercial and economic-financial viability. Although it will initially present some difficulties, are expected positive economic-financial viability indicators from the 3rd. year of activity.
Desde muy temprano, la Educación se reveló crucial en el desarrollo de cualquier sociedad. Sin embargo, se volvió cada vez más exigente en el ámbito de los contenidos programáticos enseñados, así como en la excesiva carga horaria a la que los estudiantes están sujetos. A esto, se puede añadir las dificultades que tienen los Responsables en ayudar a sus Educandos, debido a la falta de tiempo o a la falta de conocimiento, lo que ha llevado a que muchos opten por recurrir a ayuda externa, más precisamente, a centros de estudios y a clases particulares. Así, el objetivo del presente trabajo consiste en realizar un plan de negocios dirigido a la abertura de un centro de estudios en Viana do Castelo. En una primera fase, vamos a realizar un estudio de mercado de la región, con el objetivo de entender la aceptación del proyecto junto de la población interesada. Luego, en una segunda fase, vamos a elaborar un plan de marketing, definiendo minuciosamente las opciones estratégicas por adoptar. Finalmente, también vamos a efectuar un estudio económico – financiero, que tiene como objetivo evaluar a priori la viabilidad económico-financiera del proyecto en causa. Así siendo, los instrumentos de recolección de datos que van a habilitar este estudio, serán encuestas por cuestionarios realizados a los Responsables de los diferentes ciclos de estudios en la Agrupación Escolar de Agra y Lima. De forma complementar, vamos a recurrir a datos secundarios disponibles en internet (ej. Pordata, IAPMEI, Banco de Portugal y centros de estudio competidores), así como a presupuestos otorgados por proveedores potenciales. Según el plan de negocios desarrollado, será factible concluir que estaremos frente a un proyecto que revela la viabilidad comercial y económico-financiera, estando seguros de que presentará inicialmente algunas dificultades, que pueden ser superadas, esperando indicadores de viabilidad económico-financiera positivos a partir del tercer año de actividad.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2290
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cacia_Martins.pdf3.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.