Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2299
Title: A metodologia do design do produto no processo criativo de desenvolvimento de figurinos para uma peça de teatro : o caso do Teatro do Noroeste – CDV
Authors: Vilaça, Juliana Ferraz
Advisor: Soares, Liliana
Aparo, Ermanno
Keywords: Metodologia;Design do produto;Criatividade;Desenho;Figurinos;Teatro;Methodology;Product Design;Creativity;Drawing;Costume Design;Theater
Issue Date: 16-Oct-2019
Abstract: Esta investigação tem como propósito legitimar a metodologia do Design do Produto na construção de novas soluções e aplicações de figurinos e adereços de cena para uma peça de teatro. O cruzamento entre as duas áreas, o Teatro e o Design, pode ser uma oportunidade para desencadear um processo criativo, único e singular. A dissertação beneficia da parceria com o grupo criativo integrante da Companhia de Teatro do Noroeste – CDV de Viana do Castelo, com a recriação e a interpretação de uma peça secular cómica clássica, “A Estalajadeira”, de Carlo Goldoni, apresentada, pela primeira vez, no século XVIII na Itália. O estudo apresenta-se dividido em quatro momentos distintos. A primeira parte remete-se para a revisão bibliográfica sobre o tema e conceitos fundamentais para o desenvolvimento do projeto. A segunda parte orienta-se para o trabalho de campo com o grupo criativo da companhia de teatro. A terceira fase reserva-se à experimentação e a quarta fase dedica-se ao projeto e à materialização dos figurinos. Por um lado, com esta investigação pretende-se demonstrar que as ligações entre disciplinas e saberes distintos podem ser a chave para um processo metodológico criativo, na construção de figurinos e adereços. Por outro lado, pretende-se provar que o desenho de figurinos é uma disciplina veiculadora de sensações e de significado. Com este estudo a metodologia do Design do Produto revela-se indispensável no processo criativo de uma companhia de teatro.
This research aims to legitimize the methodology of Product Design in the construction of new solutions and applications of costumes and stage props for a play. The cross between the two areas, Theater and Design, can be an opportunity to unleash a creative, unique and singular process. The dissertation benefits from the partnership with the creative group Companhia de Teatro do Noroeste - CDV of Viana do Castelo, with the recreation and interpretation of a classic comic piece, "A Estalajadeira", by Carlo Goldoni, presented for the first time, in the eighteenth century in Italy. The study is divided into four distinct moments. The first part refers to the bibliographic review on the theme and fundamental concepts for the development of the project. The second part is oriented to the field work with the creative group of the theater company. The third phase is reserved for experimentation and the fourth phase is dedicated to the design and materialization of costumes. On the one hand, this research intends to demonstrate that the connections between disciplines and different knowledge can be the key to a creative methodological process, in the construction of costumes and props. On the other hand, it is tried to prove that the design of costumes is a discipline that transmits sensations and meaning. With this study the methodology of Product Design proves to be indispensable in the creative process of a theater company.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2299
Appears in Collections:DES - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana_Vilaca.pdf15.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.