Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.authorEsteves, Susana Palmira Gonçalves-
dc.date.accessioned2020-02-19T17:35:36Z-
dc.date.available2020-02-19T17:35:36Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2302-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Como a maior parte das pessoas não veem os insetos e outros artrópodes como animais que devem ser preservados e que desempenham um papel importante na manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema, estabeleceu-se como objetivo promover o conhecimento geral sobre as características dos insetos (e outros artrópodes, como aranhas e centopeias) e a consciência de sua importância. Desenvolveu-se um estudo com vinte crianças do 4.º ano de escolaridade onde se elaborou e testou uma proposta didática que visa responder às seguintes questões de investigação: 1. Que conhecimentos e atitudes é que os alunos manifestam sobre os insetos antes e após a proposta didática? 2. Qual o impacto da proposta didática na forma como os alunos se relacionam com os insetos? A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, selecionando-se a observação, a análise de documentos, os questionários e as gravações de áudio e vídeo como métodos e instrumentos de recolha de dados. Para esclarecer algumas dúvidas, uma discussão em focus group foi organizada com os alunos. As quatro atividades que constituem a proposta didática foram testadas por vinte crianças com idades compreendidas entre os nove e os dez anos, pertencentes a uma escola do concelho de Viana do Castelo. Verificou-se que, no final da intervenção, os alunos mostraram-se mais conscientes da importância dos insetos nos ecossistemas. Também, com os questionários, constatou-se que as crianças adquiriram mais conhecimento sobre os insetos depois da realização das atividades. Concluiu-se que é essencial que as crianças tenham, desde cedo, contato com a natureza e estejam cientes da importância da fauna que a habita, especialmente os artrópodes.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, inserted in the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. Since most people do not see insects and other arthropods as animals that must be preserved and play an important role in maintaining the balance of our ecosystem, it has set itself the objective to promote general knowledge of insect characteristics (and other arthropods such as spiders and centipedes) and the awareness of their importance. A study was carried out with twenty children from the 4th grade, where a didactic proposal was elaborated and tested aiming to answer the following research questions: 1. What knowledge and attitudes do students manifest about insects before and after the teaching proposal? 2. What impact did the didactic proposal have on the way students relate to insects? The methodology used is qualitative in nature, with observation, document analysis, questionnaires and audio and video recordings being selected as data collection methods and instruments. To clarify some doubts, a focus group discussion was organized with the students. The four activities that make up the didactic proposal were tested by 20 children aged between nine and ten years old, belonging to a school in the municipality of Viana do Castelo. It was found that at the end of the intervention, there was an increase in students' awareness of the importance of insects in ecosystems. Also, with the questionnaires, it was found that the children acquired more knowledge about the insects after the activities. It was concluded that it is essential that children have early contact with nature and be aware of the importance of the fauna that inhabits it, especially arthropods.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectArtrópodespt_PT
dc.subjectInsetospt_PT
dc.subjectConservaçãopt_PT
dc.subjectEcossistemapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectArthropodspt_PT
dc.subjectInsectspt_PT
dc.subjectPreservationpt_PT
dc.subjectEcosystempt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.title“À Descoberta dos Insetos”: uma proposta didática com alunos do 4.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202445925pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Susana_Esteves.pdf7.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.