Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2303
Title: Património Cultural como recurso educativo: estudo com crianças do 1º ano de escolaridade
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Mesquita, Helena Isabel Osório Pinto Bernardo
Keywords: Novos media
Património do Alto Minho
Educação histórica e patrimonial
New Media
Alto Minho heritage
Historical and heritage education
Issue Date: 8-Jan-2020
Abstract: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do pré-escolar ao longo de 15 semanas e numa turma do 1º ano de escolaridade, ao longo de 14 semanas. O relatório apresenta-se dividido em três partes essenciais, ou seja, a primeira parte diz respeito à descrição dos dois contextos educativos, aqui são expostas as diversas áreas e conteúdos programáticos que foram implementados. Numa segunda parte, é apresentado o projeto de investigação desenvolvido e a terceira e última parte, diz respeito a uma reflexão acerca das práticas de ensino supervisionadas tanto em contexto Pré-Escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo surgiu através de um projeto realizado por o Instituto Politécnico de Viana do Castelo em parceria como Instituto Politécnico de Bragança – intitulado “Novos Media ao serviço do Património Cultural do Alto Minho” (NMSPCAM), financiado pela FCT – em que os dois institutos realizaram atividades conjuntas de experimentação dos novos media como recurso educativo, sendo este estudo parte integrante da componente empírica e experiencial desse mesmo projeto. O estudo centrou-se, fundamentalmente, na área científico-pedagógica do Estudo do Meio Social e contou com a colaboração de 24 crianças. Apontando para o paradigma interpretativo, as opções metodológicas do presente estudo têm por base uma metodologia de investigação qualitativa, com base numa perspetiva exploratória. A recolha dos dados desta investigação foi realizada com base numa observação naturalista e participante, registos audiovisuais, questionários, entrevistas e documentos dos alunos. Para realizar a análise de dados, foram definidas diversas categorias e diversos descritores de forma a conseguir avaliar a formação cultural dos alunos e o envolvimento no projeto. Os resultados obtidos na investigação demonstram que os alunos, apesar da sua tenra idade, já vão conhecendo o Património Histórico e Cultural Vianense e mesmo que, por vezes, não saibam o nome, conseguem identificar o local onde determinado monumento se localiza.
This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II (PES II), the Pre-School Education and Elementary School Teaching, in a class of pre-school over 15 weeks and in a 1st grade class over 14 weeks. The report is divided into three essential parts, that is, the first part concerns the description of the two educational contexts, which exposes the various areas and syllabus that have been implemented. In the second part, we present the research project developed and the third and last part, concerns a reflection on supervised teaching practices in both preschool and elementary school. The study came about through a project carried out by the Polytechnic Institute of Viana do Castelo in partnership with the Polytechnic Institute of Bragança - entitled “New Media serving the Alto Minho Cultural Heritage” (NMSPCAM), funded by the FCT - in which the two institutes conducted joint activities of experimentation of the new media as an educational resource, this study being an integral part of the empirical and experiential component of this same project. The study focused mainly on the scientific-pedagogical area of the Study of the Social Environment and had the collaboration of 24 children. Pointing to the interpretative paradigm, the methodological options of the present study are based on a qualitative research methodology, based on an exploratory perspective. The data collection for this research was based on naturalistic and participant observation, audiovisual recordings, questionnaires, interviews and student documents. To perform the data analysis, several categories and several descriptors were defined in order to be able to evaluate the students' cultural background and involvement in the project. The results of the research show that students, despite their young age, already know the Vianense Historical and Cultural Heritage and even if they sometimes do not know the name, can identify the place where a particular monument is located.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2303
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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