Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2304
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dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorMontes, Soraia Daniela Fernandes-
dc.date.accessioned2020-02-20T15:28:49Z-
dc.date.available2020-02-20T15:28:49Z-
dc.date.issued2020-01-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2304-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste é um estudo realizado numa turma mista do primeiro ciclo, com primeiro e quarto ano de escolaridade, que procurou saber quais eram as perceções e atitudes das crianças em relação ao género e à sua igualdade na sociedade. É um estudo qualitativo que procura saber como está a nossa sociedade a cultivar as conceções quanto à igualdade de género e como estão a ser transmitidos esses valores que são, atualmente, tão discutidos em praça pública. Optámos, por isso, por entrevistar os alunos da turma e desenvolvemos atividades que proporcionassem uma melhor compreensão sobre a temática. Ao longo do estudo, falámos de duas diferentes frentes na transmissão dos valores na vida das nossas crianças, primeiramente, procurámos saber como era o passado e, quem era responsável por essa transmissão, falando da família e dos papéis dos pais e/ou familiares próximos na vida da criança. Posteriormente, procurámos saber também qual o papel da escola. Procurámos e apresentámos também qual o papel das instituições governamentais e qual o trabalho desenvolvido para a promoção de uma igualdade de género na sociedade. Ficou comprovado que a Escola e a Família são importantíssimas na transmissão de valores. Embora que, a crise de valores na família transfira cada vez mais esse papel para a escola, sendo que isto é também apoiado pelo Governo. Exigindo assim um papel por parte do professor que é preciso entender e que, até então não era tão fulcral.pt_PT
dc.description.abstractThis is a qualitative research implemented in a classroom with a 1st and 4th primary grade seeking to understand children’s perceptions and attitudes on gender questions and to social equality in society. We aim to understand how deeply we are cultivating gender equality and the way families are spreading – or not – this values that are, nowadays, being discussed in the public square. We chose to interview the students and to develop pedagogical activities to provide a better understanding of the thesis main theme. Along the way, we have presented two different ways of spreading these values among children. First, we tried to know who was responsible for the transmission on family context and about gender functions at home and how school can participate in new ways of learning. It is also important to seek government commitment on these public policies. It stays proved that Family and School are fundamental on values transmission. Although some family crisis can put on school’s shoulders some more responsibility. Teachers need to be conscient of their role and to contribute in some little but significant change considering their essential role.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectIgualdade de géneropt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectValorespt_PT
dc.subjectGender equalitypt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectValuespt_PT
dc.titleAs crianças e a(s) identidade(s) de género: estudo com turma do primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202446921pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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