Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2305
Title: | “The Wonderful Bag”: proposta didática para uma maior sustentabilidade e eficiência energética |
Authors: | Oliveira, Joana Maria Guimarães de Almeida, Vanessa Marques |
Keywords: | Educação para a cidadania global Sustentabilidade energética Transferência de energia Slow cooker 1.º CEB Global citizenship education Energy sustainability Energy transfer Slow cooker Elementary school |
Issue Date: | 17-Jan-2020 |
Abstract: | O presente relatório está inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Durante as semanas de observação constatou-se que existiam algumas práticas de confeção das refeições na escola em que era utilizado combustível em excesso diminuindo a sustentabilidade energética. Tendo este pressuposto em mente, e sendo este um tema pouco explorado no contexto escolar, foi desenvolvida uma investigação com uma turma do 1.º ano de escolaridade. Com este estudo procurou-se dar a conhecer e sensibilizar os alunos e as suas famílias para práticas mais sustentáveis de cozinhar os alimentos, através da utilização de um slow cooker. Assim sendo, foi elaborada uma proposta didática constituída por 4 atividades.
A metodologia do estudo foi predominantemente qualitativa, tendo os dados sido recolhidos através de observação participante, meios audiovisuais, análise de documentos, questionários e entrevista semiestruturada.
A análise dos resultados expôs que 84% das famílias cozinham mais de 8 vezes por semana, podendo concluir-se que consomem bastante combustível para cozinhar. Os alunos, analisaram desigualdades no acesso a combustíveis e tipos de fogão e investigaram formas, medidas e revestimentos para elaborar o Wonderful bag, constatando que é benéfico para todos conferindo uma maior sustentabilidade e eficiência energética. As famílias que experimentaram o Wonderful bag mencionaram que os alimentos ficaram bem cozinhados e que recomendariam a sua utilização para confecionar alimentos.
Em suma, a correlação entre os conteúdos de educação para a cidadania global e as ciências é essencial para sensibilizar os alunos para temáticas como a sustentabilidade energética, neste nível de ensino This report is inserted in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES) of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the Viana do Castelo Higher School of Education. During the weeks of observation it was found that there were some cooking practices in the school where excess fuel was used reducing energy sustainability. With this assumption in mind, as a subject that isn’t explored enough in the school context, an investigation was conducted with a class from the first grade. This study sought to make students and their families know and be aware of more sustainable cooking practices through the use of a slow cooker. Thus, a didactic proposal was elaborated consisting of 4 activities. The study methodology was predominantly qualitative and data were collected through participant observation, audiovisual media, document analysis, questionnaires and semi-structured interviews. The analysis of the results showed that 84% of households cook more than 8 times a week, and it can be concluded that they consume a lot of cooking fuel. The students analyzed inequalities in access to fuels and stove types and investigated ways, measures and coatings to make the Wonderful bag, finding that it is beneficial for everyone by providing greater sustainability and energy efficiency. Families who tried the Wonderful bag mentioned that the food was well cooked and would recommend its use to make food. In short, the correlation between global citizenship education content and science is essential to sensitize students to topics such as energy sustainability at this level of education. |
Description: | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2305 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vanessa_Almeida.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.