Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMorais, Maria Antonieta-
dc.contributor.advisorDias, Helder-
dc.contributor.authorCarreia, João Manuel da Cruz-
dc.date.accessioned2020-10-22T09:37:51Z-
dc.date.available2020-10-22T09:37:51Z-
dc.date.issued2020-07-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2413-
dc.descriptionMestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractEste projeto pretende explorar e executar um produto conceptual de design gráfico na área têxtil, nomeadamente, no desenvolvimento de uma linha exclusiva de vestuário de streetwear para o sector da estamparia, tendo em conta as tendências de moda, mercado e o público-alvo a que se destina. No mundo têxtil, o papel do designer gráfico, enquanto criador de conteúdos visuais (ilustração, fotografia, imagens, entre outros) com base no desenvolvimento de conceitos, tem vindo a adquirir um destaque extremamente relevante na oferta de produtos diferenciados. Visando criar um produto cativante, com um valor comunicativo caracterizado pela mensagem que pretende transportar através dos elementos visuais que utiliza, este estudo assume-se com a pretensão de sensibilização de um público-alvo para uma problemática da atualidade: “Uso abusivo das tecnologias da informação e comunicação face ao crescente protagonismo da inteligência artificial”. Este projeto realizado em parceria com a marca portuguesa de streetwear METRALHA, propõe-se a desenvolver a estampagem de ilustrações para uma edição limitada de jeans personalizados. O estudo apresenta-se dividido em dois momentos distintos. Numa primeira parte remete para a revisão bibliográfica sobre o tema e conceitos fundamentais, abordando estudos de caso e questões relacionadas com as áreas envolvidas no processo de materialização do projeto (moda, streetwear, casos de estudo no mercado, etc.). Numa segunda parte expõe-se o contexto prático do projeto, desde o processo criativo da imagem gráfica à sua aplicação em todo o ecossistema envolvente do produto Com este projeto pretende-se destacar o valor de um produto de design, enquanto agente comunicativo de uma temática complexa e de debate atual, adaptada de forma criativa e equilibrada para o contexto comercial.pt_PT
dc.description.abstractThis project intends to explore and execute a conceptual product of graphic design in the textile area, namely in the development of an exclusive line of streetwear clothing for the printing sector, taking into account the fashion trends, market and the target audience. In the textile world, the role of the graphic designer as a creator of visual content (illustration, photography, images, among others) based on the development of concepts, has been gaining an extremely relevant prominence in the offer of differentiated products. In order to create a captivating product, with a communicative value characterized by the message it intends to convey through the visual elements it uses, this study assumes itself as the intention of raising the awareness of a target audience to a current issue: “Abuse of information technologies information and communication in the face of the growing role of artificial intelligence”. This project, carried out in partnership with the portuguese streetwear brand METRALHA, proposes to develop the printing of illustrations for a limited edition of personalized jeans. The study is divided into two distinct moments. In the first part, it refers to the bibliographic review on the theme and fundamental concepts, addressing case studies and issues related to the areas involved in the process of materializing the project (fashion, streetwear, case studies in the market, etc.). In a second part, the practical context of the project is revealed, from the creative process of the graphic image to its application throughout the product's surrounding ecosystem. With this project it is intended to highlight the value of a design product, as a communicative agent of a complex theme and current debate, adapted in a creative and balanced way to the commercial context.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectStreetwearpt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectConsciencializaçãopt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectGraphic designpt_PT
dc.subjectAwarenesspt_PT
dc.title“INSOMNIA”: design no âmbito do streetwearpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Design Integradopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineDesignpt_PT
dc.date.embargo2070-07-16-
dc.identifier.tid202528502pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Carreira.pdf
  Until 2070-07-16
9.06 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.