Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2414
Title: Proposta de implementação de um sistema de contabilidade ambiental numa empresa do sector automóvel
Authors: Guerreiro, Marta
Costa, Sara Cristina Torres
Keywords: Contabilidade ambiental
Responsabilidade social
BorgWarner Emissions Systems Portugal
Environmental accounting
Social responsibility
Issue Date: 16-Oct-2019
Abstract: A consciencialização da sociedade acerca da problemática ambiental tem levado as empresas a adotarem uma postura responsável perante o meio ambiente. As empresas passaram a incorporar as questões ambientais nas suas estratégias. Alcançar a consciência ambiental exige uma análise da situação económica da empresa a par do seu desempenho ambiental da empresa. Quando se aborda estas temáticas é imprescindível abordar o tema de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A RSE define-se pelo conjunto de atividades e o comprometimento de uma empresa em contribuir para desenvolvimento económico sustentável. A empresa deve trabalhar com os seus colaboradores, as suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar a sua qualidade de vida. A contabilidade ambiental é o ramo da contabilidade responsável pelo registo das transações das empresas com impacto no meio ambiente. Para as empresas crescerem e contribuírem para o desenvolvimento sustentável da sociedade têm que incluir no processo de tomada de decisão a variável “ambiente”. Desta forma, a contabilidade ambiental pode constituir um diferencial estratégico e competitivo na medida em que permite às empresas dispor de informação ambiental associada à sua atividade e utilizá-la na tomada de decisão dos órgãos de gestão. Este trabalho começa por abordar a evolução da contabilidade ambiental e das práticas de divulgação de informação sobre responsabilidade social por parte das empresas, incluindo as teorias da legitimidade e dos stakeholders como base teórica. A parte empírica da dissertação consiste num estudo de caso, no qual desenvolvemos uma proposta de implementação de um sistema de contabilidade ambiental para uma empresa do setor automóvel denominada BorgWarner Emissions Systems Portugal. Este estudo revelou a importância de fazer um planeamento cuidado do processo de implementação, o qual envolve várias etapas e equipas multidisciplinares. No âmbito da contabilidade, o processo iniciou com a identificação dos componentes ambientais da empresa, por domínio ambiental, e culminou numa proposta de código de contas e de Balanço e Demonstração dos Resultados adaptados à empresa. Este trabalho evidencia a necessidade de conhecer profundamente as atividades da empresa e de como estas podem ser realizadas incorporando a premissa de reduzir e prevenir dados ambientais. É nossa expectativa que a implementação desta proposta contribua para que a empresa melhore, ainda mais, o seu desempenho, quer em termos ambientais, quer em termos económicos.
The awareness of society about the environmental problem has led companies to adopt a responsible attitude towards the environment. Companies have incorporated environmental issues into their strategies. Achieving environmental awareness requires an analysis of the company's economic situation and its environmental performance. When addressing these issues, it is essential to address also the issue of Corporate Social Responsibility (CSR). CSR is defined as a set of activities and the commitment of a company to contribute to sustainable economic development. The company should work with its employees, their families, the local community and society to improve their quality of life. Environmental accounting is the branch of accounting responsible for recording business transactions that impact on the environment. For companies to growth, they need to include the environment variable in the decision-making process. Accordingly, environmental accounting can be a strategic and competitive differential because it provides environmental information of companies’ activities, which can be used to support the decision making of the company’s management bodies. This thesis begins by analyzing the evolution of environmental accounting and practices of disclosure of information on social responsibility by companies, using legitimacy and stakeholders as theoretical lenses. The empirical part of the thesis is a case study, in which we developed a proposal for the implementation of an environmental accounting system for an automotive company called BorgWarner Emissions Systems Portugal. This study revealed the importance of planning carefully the implementation process, which involves a multi-step approach and multidisciplinary teams. Regarding accounting, the process began with the identification of the environmental components of the company, by environmental domain, and has culminated in a proposal of an account code and a Balance Sheet and Income Statement adapted to the company. This work highlights the need to know deeply the activities of the company and how these can be carried out incorporating the premise of reducing and preventing environmental damages. It is our expectation that the implementation of this proposal will help the company to improve its performance both in environmental and economic terms.
Description: Mestrado em Contabilidade e Finanças (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2414
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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