Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2418
Title: Avaliação e promoção da atividade física dos alunos do 5º ano da Escola E.B. 2,3 de António Feijó em Ponte de Lima
Authors: Rodrigues, Luís Paulo Lopes Brandäo Areosa
Sousa, Maria João Lima Moreira
Keywords: Crianças
Jovens
Actividade física
Pedómetro
Recomendações de actividade física
Children
Young
Physical activity
Pedometer
Physical activity recommendations
Issue Date: 4-Oct-2011
Abstract: Os benefícios da actividade física regular para a condição física, saúde e comportamento de crianças em idade escolar são temas principais de discussão na literatura. Apesar de persistirem dúvidas sobre o papel da (in)actividade física no desenvolvimento da obesidade na infância e adolescência, parece ser convincente que níveis baixos de actividade física predispõem para a obesidade, pelo menos, na idade adulta (Livingstone,2000). Assim a OMS considera que crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos devem acumular, pelo menos, 60 minutos por dia actividades físicas moderadas a vigorosas ou alcançarem um mínimo de 12 mil passos (rapazes) e 15 mil passos (raparigas) em cada dia. Este estudo teve como objectivo determinar o nível de actividade física em crianças do 5º ano de escolaridade, verificar a existência de variações entre os dias da semana e os dias de fim-de-semana, a actividade registada dentro e fora do contexto escolar e examinar a existência de associações entre a actividade física e a aptidão morfológica. Foi constituída uma amostra de 93 rapazes e 110 raparigas a frequentar o 5º ano de escolaridade em Outubro de 2010. Estas crianças usaram o pedómetro Silva Ex3 Connect durante sete dias consecutivos, o que permitiu avaliar o número de passos realizados ao longo do dia e nos diferentes momentos. Os resultados mostraram que os rapazes revelam níveis superiores de AF aos evidenciados pelas raparigas. Em ambos os sexos o valor médio de AF é mais elevado nos dias de semana. No entanto, verifica-se que durante a semana, apenas em 20% dos casos são atingidas as recomendações (23% para os rapazes, 17% para as raparigas). Este número decresce para 7% durante o fim-de-semana em ambos os sexos. Os passos dados durante o tempo passado na Escola contribuíram com 48% para o número total de passos dados no dia. Verifica-se ainda que nos dias em que participam em aulas de Educação Física (EF) o número de alunos que cumprem as recomendações do número de passos diários a contribuição das aulas de 90 minutos de é respectivamente de 41% (aulas 90 minutos) e 21% (aulas de 45 minutos). Em contraste, nos dias sem EF apenas 13% atinge as recomendações mínimas.
The benefits of regular physical activity for the physical condition, health and behaviour of school-age children are main topics of discussion in literature. In spite of remaining doubts about the role of physical (in)activity in the development of obesity in childhood and adolescence it seems to be convincing, that low levels of physical activity predispose to obesity, at least in adulthood (Livingstone, 2000). Thus, the WHO considers that children and teenagers between 5 and 17 years of age should accumulate at least 60 minutes a day of moderate to vigorous physical activities or reach a minimum of 12.000 steps (boys) and 15.000 steps (girls) per day. The aim of this study was to determine the level of physical activity in children of the 5th grade, verify the existence of variations between the days of the week and the days of the weekend, the recorded activity inside and outside the school context, and observe the existence of associations between physical activity and morphological fitness. A sample of 93 boys and 110 girls attending the 5th grade in October 2010 was set up. These children wore the pedometer (step counter) Silva Ex3 Connect for seven consecutive days, which allowed us to evaluate the number of steps taken throughout the day and at different moments. The results showed that the boys showed higher levels of FA in comparison to girls. For both genders the average value of FA is higher on week days. However, it shows that during the week the recommendations are met in only 20% of the cases (23% for boys, 17% for girls). This number decreases to 7% during the weekend for both genders. The steps taken during the time at school have contributed with 48% to the total number of steps taken during the day. Also, it shows that in the days they participate in Physical Education classes (PE), the number of students who meet the recommendations of number of steps per day, the contribution of the 90 minutes lessons is accordingly 41% (90 minutes lessons) and 21% (45 minutes lessons). In contrast, on days without PE only 13% reach the minimum recommendations."
Description: Dissertação de Mestrado em Promoção e Educação para a Saúde apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2418
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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