Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2420
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSampaio, Anabela Correia Torres-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Isabel Mota-
dc.date.accessioned2020-11-09T10:33:29Z-
dc.date.available2020-11-09T10:33:29Z-
dc.date.issued2014-06-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2420-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada II, decorreu em contexto de jardim-de-infância, tendo como público alvo, crianças de 5 anos de idade, e teve como finalidade adquirir e desenvolver competências e conhecimentos inerentes à literacia emergente. Deste modo, a referida investigação teve como objetivos desenvolver a linguagem oral, adquirir noções sobre o impresso e desenvolver a consciência fonológica. Este tema é de extrema importância dado que desenvolve competências fundamentais para que uma criança em idade pré-escolar possa vir a aprender a ler e a escrever aquando do seu ingresso no ensino básico. Neste âmbito, a metodologia adoptada, e que considerei mais pertinente de forma a evidenciar os estudos mencionados, foi a metodologia investigação-ação numa vertente qualitativa, em que foram selecionados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação participante, registos fotográficos, vídeo e áudio bem como os registos produzidos pelas crianças e notas de campo. A recolha dos referidos dados foi possível de obter através da implementação de atividades que iam de encontro aos objectivos acima mencionados, e decorreu entre os meses de Outubro de 2011 a Janeiro de 2012. Essas mesmas atividades visaram, não só, os objectivos estipulados, assim como o desenvolvimento integral da criança, respondendo aos interesses e necessidades do grupo, e articulando sempre com as outras áreas do saber, predominando assim a interdisciplinaridade.pt_PT
dc.description.abstractThe present research work, undertaken under the supervised teaching practice II, took place in the context of kindergarten, having as a target audience, children aged 5, and has a purpose develop competences and acquire knowledge related to the emerging literacy. Therefore, the said investigation aimed to develop oral language, acquire notions about the form and develop phonological awareness. This theme is of utmost importance given that develops fundamental skills for a child of preschool age can come to learn to read and write at the time of enrollment in basic education. In this context, the methodology adopted, and which I consider more relevant in order to highlight the studies mentioned was the investigation-action methodology in a qualitative aspect, where the following instruments were selected for data collection: participant observation, photographic records, video and audio as well as records produced by children and field notes. The data collection that was referred was possible to get through the implementation of activities that would meet the objectives above mentioned, and took place between the months of October 2011 to January 2012. These same activities aimed not only to the laid goal as well as the development of the child, responding to the interests and needs of the group, and always linking with other areas of knowledge, thus predominating interdisciplinary.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectLiteracia emergentept_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectNoções sobre o impressopt_PT
dc.subjectLinguagem oralpt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectEmergent literacypt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectNotions about the formpt_PT
dc.subjectOral languagept_PT
dc.titleA importância das competências de literacia emergente em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202535193pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Cardoso.pdf53.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.