Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2421
Title: Atividade motora livre em contexto do ensino pré-escolar
Authors: Santos, Sandra Sofia Martins Castro dos
Brandão, Nádia Sofia Dias da Torre
Keywords: Atividade motora
Crianças
Desenvolvimento
Jardim de infância
Motor activity
Children
Development
Kindergarten
Issue Date: 18-May-2012
Abstract: O movimento é tão inerente à existência do ser humano que, mesmo no útero, já simboliza a vida. O desenvolvimento dos indivíduos seja no domínio motor, cognitivo ou afetivo, passa pelo envolvimento numa variedade de experiências de movimento. O jardim de infância deve fornecer um vasto leque de experiências (orientadas ou livres) na exploração de espaços e de materiais que permitam, à criança, enriquecer as suas capacidades motoras básicas e interiorizar, sobretudo, estilos de vida ativa. O objetivo da presente investigação é verificar a taxa de ocupação das crianças em atividade motora livre num contexto não formal, com a introdução de materiais. Para o efeito, optou-se por uma abordagem quantitativa. A população que constituiu o presente estudo foi composta por um grupo de 18 crianças, das quais, sete do sexo masculino e onze do sexo feminino. Têm, maioritariamente, 5 anos de idade sendo que, três meninas se encontram, ainda, com 4 anos de idade. O estudo realizado fez-nos refletir acerca da importância da intervenção do adulto e de uma prática regular de atividades motoras. Pudemos verificar uma taxa de ocupação muito elevada na categoria de “Atividade não motora”, notando algum desaproveitamento de materiais (por parte das crianças); a dispersão das crianças em práticas de socialização passiva (conversar, por exemplo); e a falta de integração das três crianças de 4 anos de idade. Seja em contexto livre ou orientado, o educador deve sentir-se parte integrante do grupo de crianças, responsável pelo despertar de uma vida ativa, onde a criança tem acesso ao prazer do movimento. Ciente do impacto deste no seu desenvolvimento global, o jardim de infância deve dispor de espaços e materiais adequados à prática de atividades motoras ricas em diversidade. Também, o educador deve estar atento às ações das crianças, incentivando-as e ajudando-as a ultrapassar possíveis obstáculos, transformando os momentos de atividade motora (livres ou orientados) num palco de vivências satisfatórias.
The movement is so inherent to human existence, even in the womb, because it symbolizes life. The development of individuals in the physical, cognitive or affective area, are related to the involvement in a variety of movement experiences. The kindergarten must provide a wide range of experiences (oriented or free) in the exploration of space and materials to enrich children basic motor skills and internalize, especially, active lifestyles. The aim of this study is to verify the occupancy rate of children in physical area in a free non-formal, with the introduction of materials. To do so, a methodology quantitative was chosen. The sample that formed the present study was composed of a group of 18 children, of whom seven were male and eleven female. Have mostly 5 years old and that three girls are still 4 years old. This study makes us thought about the importance of adult intervention and a regular practice of motor activities. We saw a very high occupancy rate in the category of "Not Motor Activity," noting some poor use of materials, the dispersion of children in passive socialization practices (talking, for example), and the lack of integration of three children from 4 years of age. By free or context-oriented, the educator should feel part of the group of children, responsible for the awakening of an active life, where the child has access to the pleasure of movement. Aware of the impact of the global development, the kindergarten must have adequate space and materials to practice motor activities rich in diversity. Also, the educator must be aware of the actions of children, encouraging them and helping them to overcome potential obstacles, transforming moments of motor activity (free or directed) into a stage of satisfying experiences.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2421
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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