Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2429
Title: A resolução de problemas com números racionais : representações e estratégias utilizadas por alunos do 6º ano de escolaridade
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Sá, Sílvia Vilar Gomes de
Keywords: Números racionais
Resolução de problemas
Representações
Estratégias
Dificuldades
Rational numbers
Problem solving
Representations
Strategies
Difficulties
Issue Date: 30-Mar-2020
Abstract: O presente estudo integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), sendo implementado numa turma do 6º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico, constituída por 21 alunos, focalizado na área da Matemática no domínio dos Números Racionais. O tema Números Racionais é o que mais se destaca na aprendizagem da matemática e, paralelamente, aquele em que surgem mais dificuldades no seu ensino e aprendizagem, dada a complexidade inerente ao conceito de número racional relacionada com as diversas representações e diferentes significados. A aquisição do sentido de número racional requer capacidade de compreender as suas várias representações, de modo a estabelecer relações entre elas, e mostrar eficácia em optar pela representação mais adequada na resolução de problemas. Neste sentido, com este estudo pretendia-se identificar e compreender os conhecimentos que os alunos revelam sobre os números racionais positivos, nas diferentes representações, e como as usam na resolução de problemas, pelo que foram formuladas algumas questões orientadoras: Q1) Quais as principais dificuldades que os alunos apresentam na utilização das diferentes representações de números racionais positivos? Q2) Quais as representações de números racionais privilegiadas pelos alunos na resolução de problemas? Q3) Quais as principais estratégias e dificuldades reveladas pelos alunos na resolução de problemas? Adotou-se um estudo de caráter qualitativo, com sentido interpretativo e exploratório. Os dados recolhidos basearam-se em observações e conversas com os alunos, assim como, nas suas produções escritas no decorrer da resolução das tarefas propostas ao longo da intervenção didática. A partir da análise de dados, conclui-se que a turma dispunha de uma eficiente compreensão do conceito de número racional, demonstrando uma grande flexibilidade na conversão entre as diferentes representações dos números racionais positivos, estabelecendo ligações entre elas, e optando por aquela que lhes era mais adequada, na resolução das tarefas propostas. No decorrer das aulas, aquando da resolução de problemas, foi proposto à turma o recurso a determinados modelos, o da barra por exemplo, no entanto, alguns alunos preferiam as estratégias de natureza analítica, enquanto que outros consideravam as estratégias de natureza visual uma boa ferramenta de auxílio para a compreensão e resolução de problemas.
This study is part of the Supervised Teaching Practice (PES), being implemented in a class of the 6th year of the 2nd Cycle of Basic Education, consisting of 21 students, focused on the area of Mathematics in the domain of Rational Numbers. The theme Rational Numbers is the one that stands out most in the learning of mathematics and, in parallel, the one in which more difficulties arise in its teaching and learning, given the complexity inherent in the concept of rational number related to the different representations and different meanings. The acquisition of the sense of rational number requires the ability to understand its various representations, in order to establish relationships between them, and show effectiveness in choosing the most appropriate representation in solving problems. In this sense, this study aimed to identify and understand the knowledge that students reveal about positive rational numbers, in different representations, and how they use them to solve problems, so some guiding questions were asked: Q1) What are the main difficulties that students have in using the different representations of positive rational numbers? Q2) What are the representations of rational numbers privileged by students in problem solving? Q3) What are the main strategies and difficulties revealed by students in solving problems? A qualitative study was adopted, with an interpretive and exploratory sense. The data collected were based on observations and conversations with students, as well as on their written productions during the resolution of the tasks proposed during the didactic intervention. From the data analysis, it is concluded that the class had an efficient understanding of the concept of rational number, demonstrating a great flexibility in the conversion between the different representations of the positive rational numbers, establishing connections between them, and choosing the one that gives them it was more appropriate in solving the proposed tasks. During classes, when solving problems, it was proposed to the class to use certain models, the bar for example, however, some students preferred analytical strategies, while others considered visual strategies to be a good one. help tool for understanding and solving problems.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2429
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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