Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2430
Title: Longevidade, aprendizagem ao longo da vida e intergeracionalidade: um estudo exploratório
Authors: Pereira, Maria de Fátima de Sousa
Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada
Matos, Catarina Rocha de
Keywords: Longevidade
Aprendizagem ao longo da vida
Intergeracionalidade
Recursos lúdico-pedagógicos
Gerontologia social
Longevity
Lifelong learning
Intergenerationality
Playful-pedagogical resources
Social gerontology
Issue Date: 6-Jul-2020
Abstract: Contexto e objetivo do estudo. O crescente número de pessoas idosas, a diminuição da taxa de natalidade, a mudança de padrões de vida e as lacunas quanto ao conhecimento da sociedade relativamente ao envelhecimento e às questões que lhe são inerentes, impõe uma reflexão sobre o modo como é encarado o envelhecimento e a necessidade de educar para a longevidade no sentido de um envelhecimento ativo e bem-sucedido. A longevidade exige que a sociedade reconcetualize o papel e o lugar dos mais velhos e explore formas de melhorar o estatuto de cidadania das pessoas idosas, nomeadamente através do desenvolvimento e promoção de relações intergeracionais inovadoras. Atendendo à importância de se encarar o processo educativo como algo que ocorre ao longo da vida, em diversos contextos, e através de uma multiplicidade de experiências, é fundamental potenciar articulações entre contextos educativos formais, não formais e informais, no sentido da educação para a longevidade e construção ativa de um envelhecimento bem-sucedido, a iniciar numa fase precoce e abarcando diferentes gerações. Na promoção de ambientes de aprendizagem ativa, significativa e partilhada, o lúdico, e em particular o jogo, apresentam grande potencial como estratégia e recurso pedagógico importante no processo de desenvolvimento humano. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento sobre estratégias promotoras de um Envelhecimento Ativo, com o foco no pilar da Educação/Aprendizagem ao Longo da Vida, este estudo exploratório alicerçou-se num projeto de cariz lúdico-pedagógico, construído para o efeito, e implementado em contexto educativo formal, integrando um trabalho de “vaivém” com contextos educativos informais. Método. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido num Agrupamento de Escolas de Viana do Castelo, com uma turma do 4º ano de escolaridade, numa ação articulada com as respetivas famílias, em moldes de projeto-piloto. Estruturou-se em três fases principais: 1) conceção do projeto e elaboração dos recursos lúdico-pedagógicos; 2) intervenção em contexto educativo formal; 3) avaliação da ação. A recolha de dados decorreu ao longo do processo através de 1) documentos relativos a jogos/atividades lúdico-pedagógicas construídas para o efeito, 2) questionários e 3) diários de bordo. A informação recolhida foi analisada do ponto de vista do processo desenvolvido e dos resultados obtidos numa perspetiva de melhoria. Resultados. O projeto envolveu 21 crianças do 4º ano de escolaridade, 9 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Considerados os agregados familiares das crianças, estiveram também envolvidos indiretamente no estudo, potencialmente, 40 pais (pai/mãe); 11 avós (avô/avó); 15 irmãos (irmã/irmão); e 3 outros familiares. Globalmente, os resultados apontam para uma melhoria nas conceções das crianças relativamente ao envelhecimento e aos idosos. Uma análise do processo de intervenção aponta para o desenvolvimento de uma consciência acerca do processo de envelhecimento, de acordo com uma perspetiva realista e positiva, bem como o conhecimento de fatores facilitadores de um Envelhecimento Ativo e Bem-Sucedido e do papel ativo que podem ter para envelhecerem bem ao longo da vida. Conclusão. Atendendo aos resultados obtidos, e dada a relevância da intervenção para a prática gerontológica, considera-se importante o desenvolvimento do estudo a nível nacional ou numa base territorial mais alargada, no sentido de permitir ampliar o conhecimento teórico no domínio e produzir efeitos mais sustentados na prática da educação para a longevidade e da aprendizagem intergeracional.
Context and objective of the study. The growing number of elderly people, the decrease in the birth rate, the change in living standards and the gaps in society's knowledge about aging and the issues inherent to it, requires a reflection on how aging is viewed. and the need to educate for longevity in the sense of Active and Successful Aging. Longevity requires society to redesign the role and place of older people and explore ways to improve the citizenship status of older people, including through the development and promotion of innovative intergenerational relationships. Given the importance of facing the educational process as something that occurs throughout life, in various contexts, and through a multiplicity of experiences, it’s essential to enhance articulations between formal educational contexts, not formal and in the sense of education for longevity and active construction of successful aging, starting at an early stage and encompassing different generations. In promoting active, meaningful and shared learning environments, play, and in particular gambling, have great potential as an important pedagogical strategy and resource in the human development process. In order to contribute to knowledge about strategies promoting Active Aging, focusing on the pillar of Lifelong Education/Learning, this exploratory study was based on a playful-pedagogical project, built for this purpose, and implemented in a formal educational context, integrating a "shuttle" work with informal educational contexts. Method. The qualitative study was developed in a Group of Schools Viana do Castelo, with a class of the 4th year of schooling in na action articulated with their families, in the mold of a pilot project. It was structured in three main phases: 1) design of the project and elaboration of playful-pedagogical resources; 2) intervention in a formal educational context; 3) evaluation of the action. Data collection took place throughout the process through 1) documents relating to games/playful-pedagogical activities built for this purpose, 2) questionnaires and 3) logbooks. The information collected was analyzed from the point of view of the developed process and the results obtained from a an improvement perspective. Results. The project involved 21 children in the 4th year of schooling, aged between 9 and 10 years. Considering the families of the children, 40 parents (father/mother); 11 grandparents (grandfather/grandmother); 15 brothers (sister/brother); and 3 other family members were indirectly involved in the study. Overall, the results point to an improvement in children's conceptions of ageing and the elderly. An analysis of the intervention process points to the development of an awareness about the aging process, according to a realistic and positive perspective, as well as the knowledge of factors facilitating active and successful aging and the active role they can play to age well throughout life. Conclusion. In view of the results obtained and given the relevance of the intervention to gerontological practice, the development of the study at national level or on a broader territorial basis is considered important, in order to expand theoretical knowledge produce more sustained effects in the practice of education for longevity and intergenerational learning.
Description: Dissertação de Mestrado em Gerontologia Social apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2430
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