Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435
Title: A educação e as práticas artísticas na valorização do património cultural da cidade velha, Cabo Verde
Authors: Ferreira, António Tomé Saldanha Quadros Dias
Moreira, Raquel Azevedo
Lopes, Carlos Manuel Da Veiga
Keywords: Cidade Velha
Educação artística
Património cultural
Cidade Velha
Artistic Education
Cultural Heritage
Issue Date: 16-Jan-2020
Abstract: O centro histórico da Ribeira Grande de Santiago em Cabo Verde, conhecido por Cidade Velha, foi reconhecido em Junho de 2009, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. O presente trabalho de investigação intitulado, “O papel da educação e das práticas artísticas na preservação e valorização do património cultural da Cidade Velha”, apresenta como objetivo central a consciencialização e a importância da valorização do património histórico e cultural da Cidade Velha através do papel da educação artística, com o foco sobretudo nos alunos do Centro Educativo Miraflores, 12° ano de escolaridade, 3º ciclo curricular. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, questionários, registos áudio visuais, vídeos e notas de campo. Os registos foram organizados e analisados de uma forma interpretativa e comparativa através da triangulação dos dados, com especial ênfase na riqueza e simbolismo dos seguintes monumentos: Fortaleza de São Filipe, as ruínas da Sé Catedral, o Pelourinho, o antigo Convento de São Francisco e a Igreja da Nossa Senhora do Rosário. Assim, o presente projeto de investigação não procura dar lugar a novos modelos no campo de conhecimento da educação artística e patrimonial, mas coloca como objetivo central apontar caminhos inovadores a partir de uma reflexão sobre as práticas educativas artísticas vigentes em Cabo Verde. O presente projeto de investigação adotou o método qualitativo, a partir da metodologia de investigação-ação de acordo com o modelo de Elliot. Este trabalho permitiu concluir que pode se promover e valorizar o património histórico e cultural, através da Educação Artística e das práticas artísticas no contexto da sala de aula.
In 2009 the historic centre of Ribeira Grande city in Santiago, Cape Verde, known as UNESCO recognized Cidade Velha as world heritage. This research entitled “The role of education and artistic practices in preserving and enhancing the cultural heritage of the Cidade Velha, Cape Verde”, presents as its central objective the awareness and importance of the valorization of the historical and cultural heritage of the Cidade Velha through the role of the artistic education, namely the students of the Centro Educativo Miraflores, 12th grade. Data were collected through participant observation, surveys, records, audiovisuals, videos and field notes. The records were organized in an interpretative and comparative way through the triangulation of the data, with emphasis on the wealth and symbolism of the following monuments: São Filipe fortress, the ruins of Sé Cathedral, the old pillory, the former São Francisco convent and the church of Nossa Senhora do Rosário. The present research project does not seek to give rise to new models in the field of knowledge of artistic and heritage education, but its central objective is to point out innovative paths based on a reflection on current artistic educational practices in Cape Verde. The present research project adopted the qualitative method based on the research methodology according to the Elliot model. This work led to the conclusion that the historical and cultural heritage can be promoted and enhanced through artistic education practices in the classroom context.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2435
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos_Lopes.pdf1.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.