Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2444
Title: Logística do Processo de Peças e Acessórios na Brunswick Marine
Other Titles: estudo de caso
Authors: Silva, Ângela Maria Esteves da
Carneiro, Adelino Ricardo Martins Alves
Issue Date: 12-Nov-2020
Abstract: Este relatório tem a ambição de demonstrar a análise e estudo dos envios das encomendas de Peças e Acessórios executada durante o estágio realizado na empresa Brunswick Portugal, na expectativa de verificar desvios de procedimento nas ações tomadas e elaborar propostas que pudessem minimizar esses desvios. Este estágio iniciou-se com uma breve pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo, nomeadamente a logística e gestão da cadeia de abastecimento, a importância do serviço ao cliente e uma referência aos custos logísticos, mais concretamente ao custo de transporte. Paralelamente à revisão da literatura foi efetuado o reconhecimento da empresa onde decorreu o estágio e feito o levantamento dos principais dados relativos aos envios do setor das peças e acessórios da empresa. Durante os 4 meses de estágio foi recolhida toda a informação considerada essencial para o estudo, que se encontrava dispersa por vários documentos, bases de dados do software AS400 e vários departamentos, na medida do possível e ao alcance do conhecimento do estagiário. Toda a informação compilada permitiu a identificação de desvios que resultavam da não faturação de custos de transporte em encomendas de clientes de peças e acessórios no valor de 114.730,77€. Com o objetivo de minimizar estes desvios foram elaboradas propostas que permitiriam atingir resultados positivos, nomeadamente a elaboração de Novas Tabelas de Expedição a serem inseridas no software AS400, introdução do Custo de Transporte no AS400 de forma automática para as encomendas de P&A e a sugestão de implementação da “Política dos 100,00€” para as encomendas online.
This report has the ambition to demonstrate the analysis and study of the shipments of orders for Parts and Accessories carried out during the internship at the company Brunswick Portugal, in the expectation of verifying procedural deviations in the actions taken and preparing proposals that could minimize these deviations. This internship started with a brief bibliographic search on the topic under study, namely logistics and supply chain management, the importance of customer service, logistics costs and a brief reference to transport. In parallel with the literature review, the company where the internship took place was recognized and the main data related to shipments from the company's parts and accessories sector were surveyed. During the 4 months of the internship, all the information considered essential for the study was collected, which was spread over several documents, databases of the AS400 software and various departments, as far as possible and within the reach of the intern's knowledge. All the information compiled allowed the identification of deviations that resulted in the non-invoicing of transport costs in orders for parts and accessories valued at € 114,730.77 In order to minimize these deviations, proposals were prepared that would achieve positive results, namely the elaboration of New Shipping Tables to be inserted in the AS400 software, Introduction of Transport Cost in the AS400 automatically for P&A orders and the implementation of the “100.00 € Policy” for online orders.
Este informe tiene la ambición de demostrar el análisis y estudio de los envíos de pedidos de Piezas y Accesorios realizados durante la pasantia realizada en la empresa Brunswick Portugal, con la expectativa de verificar desviaciones procedimentales en las acciones tomadas y preparar propuestas que pudieran minimizar estas desviaciones. La práctica comenzó con una breve búsqueda bibliográfica sobre el tema en estudio, a saber, la logística y la gestión de la cadena de suministro, la importancia del servicio al cliente, los costes de logística y una breve referencia al transporte. Paralelamente a la revisión de la literatura, se reconoció a la empresa donde se realizó la pasantía y se relevaron los principales datos relacionados con los envíos del sector de piezas y accesorios de la empresa. Durante los 4 meses de la pasantía se recogió toda la información considerada imprescindible para el estudio, la cual se repartia entre varios documentos, bases de datos del software AS400 y varios departamentos, en la medida de lo posible y al alcance del conocimiento del pasante. Toda la información recopilada permitió identificar las desviaciones que dieron lugar a la no facturación de los costes de transporte en los pedidos de piezas y accesorios valorados en 114.730,77 €, con el fin de minimizar estas desviaciones se elaboraron propuestas que lograran resultados positivos, a saber, la elaboración de nuevas tablas de envío para ser insertadas en el software AS400, Introducción del Coste de Transporte en el AS400 automáticamente para pedidos de P&A y la implementación de la “Política de 100,00 €” para pedidos online.
Description: Dissertação de Mestrado em Logística (APNOR), apresentado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2444
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carneiro_Adelino Ricardo_20263_ML.pdfDissertação de Mestrado em Logística (APNOR), apresentado na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo4.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.