Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2447
Title: Marchas populares de S. Pedro na seara e na ribeira, manifestação de cultura
Authors: Cachadinha, Manuela Benvinda Vieira Gomes
Araújo, Cristina Maria Cerqueira de
Keywords: Património
Cultura popular
Marchas
Ritual
Educação artística
Participação cívica
Heritage
Popular culture
Marches
Ritual
Artistic education
Civic participation
Issue Date: 14-Jul-2020
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo desencadear uma reflexão sobre a valorização do património cultural, em especial sobre a atividade das marchas populares em duas freguesias do distrito de Viana do Castelo; focando o papel e a motivação dos indivíduos que organizam, participam e desenvolvem esta manifestação cultural popular. São analisadas as atitudes e o nível de participação de pessoas de diferentes idades e de diferentes meios socioculturais; qual o papel que cada grupo desempenha, na promoção e transmissão de uma das tradições com mais significado nas duas localidades e, qual o papel que os jovens estão a ter na valorização desse património. Sendo duas freguesias com muita tradição na comemoração e divulgação das marchas populares; nos dois casos, por altura dos festejos a S. Pedro, pretendemos compreender a influência que esta atividade tem na comunidade local, nos organizadores, participantes e no público que a acompanha; bem como, pretendemos conhecer quais as razões que estão implícitas nestas coletividades locais, no que diz respeito à valorização desta atividade cultural. Nos últimos anos, os eventos culturais e festivos de cariz popular, têm sido procurados pelas populações em geral, o turismo cresce e torna-se um mecanismo para desenvolver a economia local, o que tem contribuído para um reforço e conhecimento da identidade de um povo. Portugueses ou estrangeiros buscam conhecer e participar mais, nos eventos de natureza popular; os locais agradecem e ficam orgulhosos, dado que desenvolvem e partilham as suas tradições, a sua cultura. Tal acontece com as duas marchas populares que servem de estudo e análise à investigadora, conduzida numa amostra intencional, com indivíduos que nos permitem identificar as principais motivações para a sua participação nas marchas, como marchantes, como organizadores, como colaboradores ou como público. Por outro lado, pretendemos avaliar se os indivíduos envolvidos estão conscientes que a sua participação no evento das marchas populares promove e valoriza manifestações do património cultural português. Apesar de não serem as marchas populares de Lisboa, o evento principal da capital, uma tradição antiga, muito publicitada, com cobertura televisiva e com ajuda financeira de Câmara Municipal de Lisboa; a marcha da Seara e a marcha da Ribeira, sabem bem as ajudas com que podem contar e conhecem as suas limitações. Há mais de dez anos que as duas se mantêm vivas e os indivíduos destas comunidades locais se vêm integrados, em algo que é deles e lhes diz muito, transmitindo orgulho quando são vistos e apreciados no decorrer da atividade. É fundamental reanimar e resgatar várias singularidades culturais e identitárias locais, antes que se apaguem das memórias, como é o caso das marchas populares que serviram de propósito a este estudo. A cultura popular possui características singulares e peculiares, na maioria das vezes, transmitidas por via oral, enquanto tivermos testemunhas ainda vivas. É preciso transmitir um conjunto de dados teóricos e práticos no presente, para que fiquem para o futuro, tendo por base a implementação de iniciativas, ou dinâmicas culturais e educativas que surjam com o apoio do poder local.
The present dissertation aims to generate a reflection on the valorization of cultural heritage, especially on the activity of popular marches in two parishes of the district of Viana do Castelo, focusing on the role and motivation of individuals who organize, participate and develop this popular cultural manifestation. The attitudes and level of participation of people of different ages and different sociocultural backgrounds are analyzed as well as what role each group plays in promoting and transmitting one of the most meaningful traditions in both localities and what role young people are playing in cherishing this heritage. Being two parishes with a lot of tradition in the celebration and dissemination of popular marches, in both cases throughout the festivities to St. Peter’s, we aim to understand the influence that this activity has on the local community, its organizers, its participants as well on all the people that accompanies it. We also intend to aknowledge the reasons that are implicit in these local collectivities, with regards to the relish of this cultural activity. In recent years, cultural and festive events of a popular nature have been sought after by people in general and tourism has been growing and becoming a mechanism to develop the local economy, which has contributed to the strengthening and knowledge of the identity of a people. Both the Portuguese people and the foreigners seek to know and participate more in events of popular nature and the locals thank and are proud, as they are able to develop and share their traditions, their culture. This is the case with both popular marches that serve as a study and analysis to the researcher, shown through an intentional sample from individuals who allowed us to identify the main motivations for their participation in the marches, either as marchers, organizers, collaborators or as general public. On the other hand, we intend to assess whether the individuals involved are aware that their participation in popular march events promotes and values manifestations of cultural Portuguese heritage. Although they are not the popular marches of Lisbon, the main event of the capital of Portugal, an ancient tradition well advertised through television coverage and with the financial support of Lisbon’s City Council, the March of Seara and the March of Ribeira know well the support they can count on as well as their limits. For more than ten years, these two marches have persisted in staying alive and the individuals of these local communities are united in something which is theirs and tells them a lot, conveying pride when they are seen and appreciated during the course of the activity. It is essential to revive and rescue several local cultural and identity singularities before they are erased from memoirs, as is the case of the popular marches, which supported this study. Popular culture has unique and peculiar characteristics, most often orally diffused, while we have witnesses that are still alive. It is necessary to convey a set of theoretical and practical data now, so that they stay for the future, based on the implementation of initiatives, or of cultural and educational dynamics that result from the support of local authorities.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2447
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristina_Araujo.pdf3.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.