Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorOliveira, Marta Filipa Angélico-
dc.date.accessioned2020-12-02T16:45:12Z-
dc.date.available2020-12-02T16:45:12Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2448-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada contemplada no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Esta prática ocorreu em dois contextos escolares: num primeiro momento numa escola de 1.º Ciclo e, num segundo momento, numa escola de 2.º Ciclo. Neste relatório encontra-se presente uma síntese referente à intervenção nos contextos e caracteriza-se a investigação. Este estudo realizou-se com numa turma de 5.º ano, na disciplina de Português, e teve como objetivo principal sensibilizar o gosto dos alunos para a leitura do texto poético, a reflexão sobre temáticas que afetam a nossa sociedade, a aquisição de conhecimentos e a promoção de valores e atitudes de cidadania participativa, seguindo a poesia de Luísa Ducla Soares. Neste sentido definiram-se as seguintes questões de investigação: (i) Que conceções apresentam os alunos sobre a poesia? (ii) Que envolvimento manifestam os alunos ao abordar a poesia de Luísa Ducla Soares? O estudo seguiu uma metodologia de investigação qualitativa e de matiz interpretativo, tendo como instrumentos de recolha de dados o inquérito por questionário, a observação direta, a gravação de voz de algumas aulas e notas de campo por parte da investigadora. Termina-se este estudo referindo que o trabalho desenvolvido por parte da investigadora incentivou o gosto pela poesia bem como, proporcionou aos alunos uma reflexão de vários assuntos da atualidade através da escrita poética de Luísa Ducla Soares, concretamente: a valorização do aspeto físico face ao aspeto psicológico, desvalorização dos valores humanos, o consumismo, problemas vivenciados nas cidades e o uso excessivo das novas tecnologias. Os alunos mostraram-se envolvidos e gostaram de realizar todas as atividades. A poesia despertou a cidadania crítica e despertou para problemáticas reais e globais.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice contemplated in the Master's degree in Teaching of the 1st CEB and 2nd CEB in Portuguese and History and Geography of Portugal. This practice occurred in two school contexts: at first in a 1st Cycle school and, in a second moment, in a 2nd Cycle school. This report presents a synthesis referring to intervention in contexts and research is characterized. This study was carried out with a 5th year class, in the discipline of Portuguese, and had as main objective to sensitize the taste of students for reading the poetic text, reflection on themes that affect our society, the acquisition of knowledge and the promotion of values and attitudes of participatory citizenship, following the poetry of Luísa Ducla Soares. In this sense, the following research questions were defined: (i) What conceptions do students present about poetry? (ii) What involvement do students manifest in addressing the poetry of Luísa Ducla Soares? The study followed a qualitative research methodology with an interpretative hue, having as instruments of data collection the questionnaire survey, direct observation, voice recording of some classes and field notes by the researcher. This study ends by mentioning that the work developed by the researcher encouraged the taste for poetry as well as, provided students with a reflection of various current issues through the poetic writing of Luísa Ducla Soares, specifically: the valorization of the physical aspect in the face of the psychological aspect, devaluation of human values, consumerism, problems experienced in cities and the excessive use of new technologies. The students were involved and enjoyed performing all the activities. Poetry awakened critical citizenship and awakened to real and global problems.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectLuísa Ducla Soarespt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.subjectLuísa Ducla Soarespt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.titleLer a poesia de Luísa Ducla Soares e pensar o mundo: um estudo com alunos do 5.º anopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid202544915pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marta_Oliveira.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.