Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2450
Title: Um estudo sobre isometrias numa turma de 6.⁰ ano de escolaridade
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Cunha, Sara Cristina Santos da
Keywords: Isometrias no plano
Rotação
Reflexão
Simetria
Materiais manipuláveis
Isometries
Rotation
Reflection
Symmetry
Manipulatives
Issue Date: 27-Jul-2020
Abstract: O presente relatório surge no contexto curricular do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mais concretamente, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. Durante a Prática de Ensino Supervisionada foi-nos dada a oportunidade de experienciar dois contextos diferentes, sendo um deles direcionado para uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, e o outro para uma turma do 6.º ano do 2.º CEB. A investigação que deu origem ao presente relatório decorreu numa turma de 6.º ano, constituída por 22 alunos, na área disciplinar de Matemática. Esta teve como objetivos compreender o desempenho dos alunos na resolução de tarefas com isometrias, identificando os principais conhecimentos e dificuldades na aquisição dos conceitos relacionados com a temática, assim como, caraterizar a relação dos alunos com os diferentes materiais utilizados durante a resolução dessas tarefas. Para a concretização deste estudo, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. A recolha de dados recaiu principalmente sobre as observações, questionários e produções escritas dos alunos. Os resultados permitem concluir que o desempenho dos alunos ao longo das tarefas foi satisfatório, o que permitiu constatar que houve aquisição dos conhecimentos básicos sobre as isometrias trabalhadas. Nas questões que envolviam descrição ou quantificação, muitos dos alunos manifestaram algumas dificuldades. Por outro lado alguns alunos manifestaram falta de atenção e iniciativa para resolver as tarefas. Em relação aos materiais podemos afirmar que estes ajudaram na compreensão e na resolução das tarefas, sobretudo o papel quadriculado, o papel vegetal e as dobragens. No entanto, manifestaram inicialmente, dificuldades na manipulação dos materiais de desenho em particular, o compasso e o transferidor Em relação aos materiais manipuláveis podemos afirmar que estes ajudaram os alunos na compreensão e na resolução das tarefas, sobretudo o papel vegetal, o papel quadriculado e as dobragens. No entanto manifestaram inicialmente, dificuldades na manipulação do material de desenho em particular o compasso e transferidor.
This report appears in the curricular context of the year of the Master's Degree in Teaching of the CEB and CEB of Mathematics and Natural Sciences, from the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, more specifically, during the Supervised Teaching Practice. During the Supervised Teaching Practice, the opportunity was given to experience two different contexts, one of which was directed to a grade class from the CEB, and the other to a grade class from the CEB. The study described in this report, which took place in a class from grade, was carried out with 22 students, in the subject area of Mathematics. It aimed to understand the performance of students in solving tasks with isometries, to identify the knowledge and difficulties in using the concepts related to the theme, and also, to characterize the use of different materials when solving them. To prepare this study we opted for a qualitative methodology. Data was mainly collected through information about questionnaires, observation and written productions students. After the data collection and its analysis concluded, if the students' performance in most tasks was satisfactory, with the exception of development issues, since, if it was found that the students did not show commitment, when the questions were more related to writing. The students showed some enthusiasm, not the majority of children who had the initiative to start solving tasks, thus, they had the option of selecting a contextualized first phase of the students of the subject and exhibited various materials that were used in the analysis of these tasks. The results allow us to conclude that the students` performance during the tasks was satisfactory, which allowed us to state that there was an acquisition of the basic concepts about the worked isometries. The tasks that involved a description or justification, many students expressed some difficulties in starting the task. Regarding the manipulative materials, we can say that they helped students in the understanding of the concepts as well in tasks solutions, in particular, tracing paper, grid paper and paper folding. However, they initially manifested difficulties in handling the drawing material - compass and protractor.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2450
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Cunha.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.