Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2451
Title: Desenvolvendo o sentido de número com uma turma do 1.º ano de escolaridade
Authors: Fonseca, Lina Maria Dias da
Carvalho, Renata Patrícia Andrade
Keywords: Sentido de número
Materiais manipuláveis
Material cuisenaire
Tabela dos 100
Number sense
Manipulative materials
Cuisenaire material
Hundred chart
Issue Date: 27-May-2020
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES). O projeto de investigação é centrado na área da Matemática, e foi desenvolvido com uma turma de 21 alunos de 1.º ano de escolaridade. O seu principal objetivo é desenvolver o sentido de número dos alunos do 1.º ano de escolaridade, através de recursos didáticos, que ajudem na melhor compreensão do conceito de número. Para orientação do estudo foram definidas três questões de investigação: 1. Como apresentam, os alunos, a desconstrução dos números, recorrendo aos “amigos” dos números?; 2. Que estratégias usam os alunos, para realizar cálculos com mais de duas dezenas? Quais os procedimentos utilizados na tabela dos 100?; 3. Como é que os alunos manifestam a compreensão do conceito de número? Face ao problema e às questões do estudo optou-se por realizar um estudo de paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa e um design de investigação- ação. A recolha de dados concretizou-se através de observação, de registos de áudio, da fotografia e de documentos dos alunos. Para a análise de dados foram definidos categorias e indicadores que permitiram avaliar o uso dos materiais manipuláveis e a compreensão do número. Através deste estudo pode concluir-se que as tarefas realizadas permitiram um progresso no desempenho dos alunos face ao desenvolvimento do sentido de número, nomeadamente através da utilização de materiais manipuláveis. O seu uso permitiu que os alunos, através da visualização, tivessem uma melhor perceção do trabalho a ser desenvolvido, o que se traduziu numa maior fluência do cálculo e da compreensão dos números. Através do uso de materiais manipuláveis os alunos tiveram a oportunidade de experimentar novas estratégias de cálculo, que os ajudou na resolução de problemas. Neste estudo, além do trabalho de investigação, encontra-se também refletido o trabalho realizado na PES, que me deu a oportunidade de desenvolver inúmeras competências de trabalho, a nível didático, pessoal e profissional.
This report was carried out under the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, in the curricular unit of Supervised Teaching Practice (PES). The research project carried out is centred on Mathematics, developed with a group of 21 students from the 1st grade. This study aimed to develop the number sense of students in the 1st grade, through educational resources which help in better understanding of the number concept. For guidance of the study were defined three research questions: 1. How do students present, deconstruct the numbers, return to the "friends" of the numbers?; 2. What strategies do students use to perform calculations that are more than two decades old? What are the procedures used in the table of 100?; 3. How do students express their understanding of number concept? Address the problem and issues of the study it was decided to carry out an interpretative paradigm study, following a qualitative methodology and investigation-action design. Data collection was achieved through observation, audio records, photography, and student documents. For data analysis, categories and some indicators were defined that allow to evaluate the use of manipulatives and understanding of number. Through this study we can conclude that the tasks performed allowed an improvement in student performance in relation to the development of number sense, including through the use of manipulative materials. Its use allowed the students, through visualization, to have a better perception of the work to be developed, which translated into a greater fluency in the calculation and understanding of numbers. Using manipulative materials, students had the opportunity to try new calculation strategies, which help them to solve problems. In this report beyond the research work is also reflected in the work developed in PES, which gave me the opportunity to develop a number of work skills, at didactic, personal, and professional level.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2451
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata_Carvalho.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.