Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2452
Title: Valorização e operacionalização da expressão e educação físico-motora na perspetiva de professores do 1.º ciclo do ensino básico
Authors: Gonçalves, Francisco José Miranda
Ferreira, Ana Margarida Alves
Lapa, Sara Rodrigues
Keywords: Expressão e educação físico-motora
1.º ciclo do ensino básico
Valorização
Perspetivas dos professores
Physical education
Primary school
Appreciation
Perception of teachers
Issue Date: 25-Jun-2020
Abstract: O papel da Expressão e Educação Físico-Motora foi, ao longo do tempo, ganhando maior importância e destaque no processo de ensino e de aprendizagem. Todavia, apesar deste reconhecimento, a prática da Expressão e Educação Físico-Motora nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico portuguesas tende a não coincidir com o definido pelos organismos competentes. O presente estudo tem como objetivo conhecer as perceções dos professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto à importância que atribuem à Expressão e Educação Físico-Motora, no que diz respeito à compreensão que detêm do programa curricular, ao planeamento e avaliação e a possíveis dificuldades na execução do programa e prática da Expressão e Educação Físico-Motora nas escolas. Neste sentido, a metodologia adotada teve um caráter qualitativo de teor descritivo e interpretativo, privilegiando-se o método de recolha de dados como, o inquérito por entrevista. Os resultados obtidos por meio do tratamento da informação recolhida apontam para o facto da importância da Expressão e Educação Físico-Motora estar cada vez mais presente. Contudo, existe um desfasamento entre teoria e prática na medida em que os docentes revelam ter dificuldade na compreensão do programa, falta de formação específica na área e insegurança em trabalhar certos conteúdos com os alunos.
The role of physical education became increasingly important in the teachinglearning process. However, the practise of physical education in primary education tends to not match what is defined by the competent organizations. The objective of the present study is to discover the perception of primary school teachers concerning the importance they attribute to physical education, in which refers to their understanding of the curriculum, the planning and evaluation and possible difficulties in the execution of the program and practise of physical education in school. The methodology adopted was of qualitative character, descriptive and interpretative, and the privileged method of collecting data was the review, conducting interview. The results obtained through the processing of information show that the importance of physical education is more present. However, there is a theoretical-practical gap, as long as, apparently, there is a difficulty in understanding the content for teaching practise, lack of comprehension of the programme, missing formation in the area or insecurity in working certain contents with the students.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2452
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara_Lapa.pdf949.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.