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Title: A expressão e educação físico-motora no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento integral da criança
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Marques, Ana Isabel da Silva
Keywords: 1.º ciclo do ensino básico
Expressão e educação físico-motora
Perceções
Valorização
Primary school
Expressions and physical-motor education
Perceptions
Appreciation
Issue Date: 27-Jul-2020
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e encontra-se dividido em três capítulos organizados em diferentes secções. No primeiro capítulo é apresentado o enquadramento da Prática de Ensino Supervisionada I e II recorrendo às características do meio local, do agrupamento, da sala de atividades e das crianças alvo de intervenção. O segundo capítulo visa sobre o desenvolvimento de um estudo com a finalidade de conhecer e identificar as perceções dos professores titulares de turma, alunos e encarregados de educação relativamente à importância da Expressão e Educação Físico-Motora no 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo envolveu 5 professores titulares, 124 encarregados de educação e 121 alunos do 1.º ao 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico pertencentes a uma escola pública de ensino básico do distrito de Viana do Castelo. Para o efeito, foram realizados e aplicados três questionários diferentes, de acordo com as características específicas dos participantes. Após a análise dos questionários podese concluir que a disciplina de Expressão e Educação Físico-Motora é lecionada de uma forma sistemática por professores externos, mas nem sempre é lecionada pelo mesmo professor, alternando entre o professor de atletismo e um professor que desenvolvia, sobretudo, o bloco dos jogos. Através das aulas de Expressão e Educação Físico-Motora os professores externos estimulavam a competição e a socialização e trabalhavam as rotinas, as regras e a literacia motora. Esta aula era lecionada uma vez por semana e tinha a duração de uma hora. Na perspetiva da maioria dos alunos, dos encarregados de educação e dos professores titulares de turma a disciplina de Expressão e Educação Físico-Motora é efetivamente relevante no desenvolvimento integral dos alunos e dessa forma deve ser lecionada frequentemente. Todavia, é de ressalvar a identificação de contradições no que diz respeito ao discurso e às práticas levadas a cabo pelos professores titulares de turma. Finalmente, no terceiro capítulo é apresentada uma reflexão final acerca do percurso vivenciado durante a Prática de Ensino Supervisionada I e II.
This report was developed under the scope of the Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master’s Degree in Preschool Education and Primary School and it is divided in three chapters organized in different sections. In the first chapter, the framework of the supervised teaching practice I and II is presented, having into consideration the characteristics of the local environment, the children’s group, the activities’ room and the children targeted for intervention. The second chapter concerns the development of the study with the aim to know and identify the teachers, students and parents’ perceptions regarding the importance of the expressions and physical-motor education subject on primary school. This study included 5 teachers, 124 parents and 121 students from the first to the fourth grade of a primary school, which belongs to a public school of basic education in the district of Viana do Castelo. For this effect, three different questionnaires were elaborated and conducted, according to the specific characteristics of the participants. After the analysis of the questionnaires, we can conclude that the expressions and physicalmotor education discipline is taught in a systematic way by external teachers, but was not always taught by the same teacher, switching between the athletics teacher and a teacher that developed, mainly, the games’ block. Through the expressions and physical-motor education classes the external teachers stimulated the competition and the socialization and developed the routines, the rules and the motor literacy. This class was taught one time a week and had the duration of an hour. The perspective of most students, parents and teachers is that the expressions and physical-motor education discipline is effectively relevant for the integral student development and in that way, it should be taught frequently. However, there are contradictions regarding the speech and the practices taught by the class teachers. Finally, in the third chapter a final reflection is presented about the experience during the supervised teaching practice I and II.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2453
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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