Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2454
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Margarida Alves-
dc.contributor.advisorSaraiva, Linda Maria Balinha-
dc.contributor.authorPereira, David Soares-
dc.date.accessioned2020-12-03T16:52:24Z-
dc.date.available2020-12-03T16:52:24Z-
dc.date.issued2020-07-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2454-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O estudo realizado centrou-se na aplicação/implementação de um programa de intervenção na área da Educação Física que visou prioritariamente a melhoria do desempenho motor das crianças nas habilidades de manipulação de objetos, através de sessões estruturadas seguindo a pedagogia de modelo e sessões de exploração livre, seguindo a pedagogia da descoberta. Para avaliar a eficácia deste programa, um estudo de natureza quantitativa de caráter descritivo/comparativo foi levado a cabo com os seguintes objetivos: avaliar e comparar o desempenho motor das crianças nas habilidades de manipulação de objetos, antes e após as intervenções pedagógicas, e avaliar e comparar o desempenho motor das crianças nas habilidades de manipulação de objetos, em função do género, antes e após as intervenções. A amostra foi constituída por 24 crianças (14 rapazes e 10 raparigas), com idades compreendidas entre os três e os cinco anos de idade, de um Agrupamento de Escolas da rede pública escolar do concelho de Viana do Castelo. A proficiência motora das crianças ao nível das habilidades manipulativas foi avaliada através subescala de avaliação PDMS-2 (Peabody Developmental Motor Scale-2), antes e após a intervenção. Em termos globais, podemos concluir que o programa de intervenção promoveu melhorias estatisticamente significativas no desempenho motor das crianças nas diversas habilidades de manipulação. O presente estudo reforça a importância da prática de sessões estruturadas e de exploração livre na Educação Pré-Escolar, de forma a que as crianças progridam e para que níveis maturos sejam progressivamente atingidos nas diversas habilidades motoras.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II integrated in the Early Childhood Education Master’s Degree at the Escola Superior de Educação in Viana do Castelo. The study carried out focused on the application/implementation of an intervention programme in the area of Physical Education, which aimed primarily at improving the children's motor performance in the object manipulation skills, through structured sessions following model pedagogy, and free exploration sessions, following discovery pedagogy. To assess the effectiveness of this programme, a quantitative study of descriptive/comparative nature was carried out with the following objectives: to evaluate and compare the motor performance of children in the skills of object manipulation, before and after the pedagogical interventions, and to evaluate and compare the motor performance of children in the skills of object manipulation, according to gender, before and after the interventions. The sample consists of 24 children (14 boys and 10 girls), aged between three and five years old, inserted in a School Group of the public education network in the municipality of Viana do Castelo. Children's motor proficiency at the level of manipulative skills was assessed using the evaluation subscale PDMS-2 (Peabody Developmental Motor Scale-2), before and after the intervention. In global terms, we can conclude that the intervention programme promoted statistically significant improvements in children's motor performance in various manipulation skills. This study reinforces the importance of the practice of structured sessions and free exploration of Physical Education in Pre-School Education, so that children progress, and so that mature levels are progressively reached in the various motor skills.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectHabilidades de manipulação de objetospt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMotor developmentpt_PT
dc.subjectObject manipulation skillspt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.titleHabilidades de manipulação de objetos: um programa de intervenção com crianças na Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid202545377pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
David_Pereira.pdf2.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.