Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2456
Title: A utilidade dos recursos na leitura de histórias: um estudo na educação pré-escolar
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Moreira, Ana Catarina Arantes Duque
Keywords: Leitura
Histórias
Recursos
Educação pré-escolar
Reading
Stories
Resources
Pre-school education
Issue Date: 25-Sep-2020
Abstract: O presente relatório mostra o percurso efetuado ao longo da Prática de Ensino Supervisionada II no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Esta investigação, centrada no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, foi realizada num Jardim de Infância do distrito de Viana do Castelo, com um grupo de 22 crianças, entre os três e os cinco anos de idade, tendo em consideração a falta de interesse que as mesmas apresentavam no momento da leitura de histórias. O trabalho tem como objetivos avaliar a mais-valia (ou não) da utilização de recursos na hora do conto e analisar as reações das crianças quando ouvem histórias com e sem recursos. Consequentemente, formularam-se duas questões de investigação: i)Existem (ou não) mais-valias na integração de recursos durante a leitura de histórias? ii) Quais as diferenças percecionadas nas crianças entre a leitura de uma história sem recurso e a leitura de uma história com recurso? Em termos metodológicos, optou-se pela realização de um estudo de natureza qualitativa. O desenho adotado foi o estudo de caso, ou seja, o grupo de crianças, tendo-se recolhido os dados através de observações feitas aos participantes, instrumentos audiovisuais e, ainda, entrevistas. Durante a intervenção educativa, foram lidas oito histórias ao grupo, das quais três foram sem recursos e as restantes com recurso. Os resultados permitem concluir que os recursos auxiliadores de histórias têm uma influência positiva e significativa no comportamento das crianças, aumentando quer o seu interesse quer a própria memorização do que foi ouvido.
This report shows the tracking carried out during Supervised Teaching Practice II within the scope of the Master in Pre-School Education. This investigation, centered in the domain of Oral Language and Writing, was carried out in the Kindergarten of the district of Viana do Castelo, with a group of 22 children, between three and five years old, taking into account the lack of interest that was presented when reading stories. The work aims to evaluate more than one assessment (or not) of the use of resources at the time it is analyzed and to analyze children when they hear stories with and without resources. Consequently, two research questions were formulated: i) Are there (or not) gains in the integration of resources when reading stories? ii) What are the differences observed in children between reading a story without recourse and reading a story with recourse? In methodological terms, choose to carry out a qualitative study. The design adopted was in the case study, that is, the group of children, having collected the data through presentations made by the participants, audiovisual instruments and, also, interviews. During an educational intervention, eight stories were launched in the group, three of which were without resources and as a remaining resource. The results concluded that the auxiliary resources of the stories have a positive and significant influence on the children's behavior, which can affect their interest or the very memorization of what was heard.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2456
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Moreira.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.