Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2458
Title: Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Saraiva, Linda Maria Balinha
Sousa, Joana Filipa Antunes
Keywords: Desenvolvimento motor
Habilidades manipulativas
Educação pré-escolar
Motor development
Manipulative skills
Pre-school education
Issue Date: 27-Jul-2020
Abstract: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. O projeto de investigação desenvolvido centrou-se no domínio da Educação Física e teve como objetivo descrever e comparar o nível de proficiência motora das crianças, ao nível das habilidades manipulativas antes e após a intervenção educativa. Para efeito, recorremos a um estudo de natureza quantitativa e de caráter descritivo/comparativo, envolvendo quinze crianças de um jardim-de-infância do concelho de Viana do Castelo. A avaliação motora das crianças foi realizada através do instrumento Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio &Fewell, 2000), antes e após a intervenção educativa. Os resultados do estudo revelam que as sessões de Educação permitiram uma evolução e melhoria do desempenho motor das crianças. Não foram evidentes desigualdades a nível de género no desenvolvimento das habilidades manipulativas. Os resultados mostraram ainda que as crianças não atingiram o estágio maduro, tendo demonstrado algumas dificuldades em determinadas habilidades, tais como agarrar e ressaltar a bola de ténis. Todo o trabalho de investigação aqui apresentado, incluindo o processo de intervenção durante a Prática de Ensino Supervisionada, permitiu-me desenvolver inúmeras competências, quer didáticas quer investigativas, que considero essenciais na formação de professores.
This report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice II integrated in the Early Childhood Education Master’s Degree at the Escola Superior de Educação in Viana do Castelo. The research project focused on the field of Physical Education and aimed to describe and compare the level of motor proficiency of children with the level of manipulative skills before and after the educational intervention. For this purpose, we used a quantitative and descriptive / comparative study, involving 15 children from a kindergarten in the municipality of Viana do Castelo. The children's motor assessment was performed using the Peabody Developmental Motor Scales-2 instrument (Folio &Fewell, 2000), before and after the educational intervention. The study results indicate that the Education sessions allowed an evolution and improvement of the children's motor performance. No gender inequalities were evident in the development of manipulative skills. The results also showed that the children have not yet reached the mature stage, having demonstrated some difficulties in certain skills, such as grabbing and bouncing the tennis ball. All the research work presented here, including the intervention process during Supervised Teaching Practice, allowed me to develop numerous skills, both didactic and investigative, essential in teacher training.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2458
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana_Sousa.pdf2.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.