Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2459
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dc.contributor.advisorCunha, Elisabete Ferraz da-
dc.contributor.authorSaraiva, Rute Daniela Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-12-04T12:29:08Z-
dc.date.available2020-12-04T12:29:08Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2459-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três partes: a primeira diz respeito à caracterização do contexto educativo, a segunda parte retrata o estudo realizado com as crianças e na última parte apresenta-se uma reflexão sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O estudo centrou-se no domínio da Matemática, envolveu 20 crianças de cinco e seis anos de idade, e teve por finalidade perceber a influência da utilização da programação tangível no desenvolvimento da capacidade de resolver problemas e perceber que atitudes manifestam as crianças durante a resolução dos problemas. Posto isto, foram formuladas quatro questões que orientaram a investigação: (1) Que atitudes manifestam as crianças face à utilização do robot e como este fator influencia a resolução das tarefas propostas? (2) Que estratégias são mobilizadas para a resolução dos problemas? (3) Que estratégias de programação são utilizadas? (4) Que dificuldades demonstram na resolução das tarefas apresentadas? De modo a dar respostas a estas questões, foram implementadas quatro tarefas. Tendo em conta o problema, as questões formuladas e o objetivo do estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa de caráter exploratório. Os dados foram recolhidos através da observação participante, de um questionário e de um inquérito por entrevista, aplicados às crianças, e uma entrevista à educadora cooperante. A utilização do robot influenciou de forma positiva a resolução das tarefas propostas, estimulando a criatividade, capacidade de lidar com o diferente e adaptabilidade, assim como possibilitou a capacidade de desenvolver o pensamento matemático. Deste modo, os resultados do estudo permitiram verificar a influência positiva da utilização da programação tangível perante a resolução de problemas.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is inserted on the context course of unit’s Supervised Learning Practice II, of the Master’s degree on Pre-school Education, Viana do Castelo’s Education Superior School. It is divided in three different parts: the first one concerns the educative context characterization; the second one reports to the study conducted with children, and the last one presents a reflection about Supervised Learning Practices. This study focused on the mathematics domain, involving twenty students between five and six years old, in order to understand how the utilization of tangible programming can influence the development of the abilities to salve problems, and also to understand which attitudes this children express throughout solving the problems. Hereupon, four questions were set to guide the research: 1- Which attitudes children express towards robot utilization and how this factor influences solving the proposed tasks?; 2- Which strategies are mobilized to solve the problems?; 3- Which programming strategies are used?; 4- Which difficulties were shown while solving the tasks? To answer these questions, four tasks were implemented. Considering the problem, the above formulated questions and the study’s aim, a qualitative methodology with an exploratory character was used. Data was collected from participating observation, from a questionnaire and through interviews with the children and with the tutor teacher. The robot utilization positively influenced the solving of the proposed tasks, stimulating creativity, the ability to deal with something different and improving adaptability, as well as allowing the ability to develop mathematical thinking. Thereby, the research results show a positive influence of tangible programming utilization towards problem solving.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectProgramação tangívelpt_PT
dc.subjectPre-school educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectProblem solvingpt_PT
dc.subjectTangible programmingpt_PT
dc.titleInfluência da programação tangível na resolução de problemas: um estudo com crianças do pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid202545610pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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