Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2460
Title: Um estudo da androginia e a sua influência no design de produtos
Authors: Martins, João
Morais, Maria Antonieta
Ferreira, Ana Catarina Carvalho
Keywords: Androginia
Design inclusivo
Produtos sem género
Expressão de género
Identidade
Androgyny
Inclusive design
Genderless products
Gender expression
Identity
Issue Date: 20-Nov-2020
Abstract: A presente investigação foi desenvolvida a partir de estudos de Androginia e a sua influência em design de produtos sem género. Com esta pesquisa, apoiada em revisão da literatura e trabalhos de investigação, inquérito exploratório e estudos de caso, aprofundaram-se e compreenderam-se questões relacionadas com a identidade do indivíduo, nomeadamente, aquelas relacionadas com a expressão de género, bem como a interpretação da ação social e cultural na formação da Identidade Andrógina. Reservado este quadro teórico de referência, foi possível identificar e analisar produtos concebidos sob a influência do conceito sem género e a sua respetiva definição. Os casos que se enquadram no objeto de estudo revelam uma diversidade de abordagens que se consideram, por vezes, mais pautadas por argumentos comerciais e menos por uma honesta preocupação com questões de género e a sua influência nos atributos do produto. Neste sentido, pensa-se que existe uma oportunidade para investigar mais sobre o assunto com o objetivo de, no mínimo, dar visibilidade à temática enquadrada pelos propósitos do Design. Posto isto, e com base em informações recolhidas relativamente a necessidades e limitações encontradas pelo público alvo, procedeu-se ao desenvolvimento e execução de dois projetos de design de produto sem género. Os resultados finais de todo o processo de investigação indicam que persistem ainda barreiras sociais que limitam a correta propagação e divulgação do tema em questão. Estão ainda muitos fatores por explorar, cruciais na criação de experiências positivas e significativas para nichos que não se enquadrem no mercado padrão.
This research work results from Androgyny studies and its influence on genderless product design. With the development of this research, supported by literature review and research works, survey and case studies, issues related to the identity of the individual were deeply studied and understood, namely those related to gender expression, as well as the interpretation of social and cultural action in Androgynous Identity formation. Bearing in mind this theoretical framework, it was possible to identify and analyse products designed under the influence of genderless concept and its definition. The few cases that fit within the scope of the study reveal a diversity of approaches that are considered to be more based on commercial arguments than on an honest concern with gender issues and their influence on the characteristics of the product. Therefore, it is thought that there is an opportunity to investigate more about the subject at least in order to highlight the theme framed by the purposes of Design. Based on information collected and related to the needs and limitations pointed out by the target audience, the work was developed and resulted in two genderless product design projects. The final results of the entire investigation process indicate that there are still social barriers that limit the correct propagation and dissemination of androgyny's topic. There are still many factors to be explored, crucial in creating positive and meaningful experiences for niches that do not fit the standard market.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2460
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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