Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2461
Title: O recreio escolar no 1.º CEB: contributos para o comportamento lúdico-motor e social das crianças
Authors: Ferreira, Ana Margarida Alves
Salé, Maria Francisca Rodrigues
Keywords: Atividade motora geral
Envolvimento social
Formas de organização
1.º ciclo do ensino básico
Recreio
General motor activity
Social involvement
Forms of organization
1st cycle of basic education
Playground
Issue Date: 25-Jun-2020
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este estudo, cuja temática central foi a importância do recreio e o seu melhoramento através da realização de marcações de jogos, foi realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo. A intervenção neste espaço foi impulsionada pela necessidade de tornar o recreio daquela instituição num local que estimulasse a prática desportiva por parte das crianças através do seu enriquecimento lúdico, tendo como objetivo promover um aumento da atividade física e a interação social. Apesar de se tratar de um estabelecimento de ensino com muitos materiais apropriados para a prática desportiva, estes só podiam ser utilizados nas componentes curriculares, sendo que o tempo do recreio era pouco valorizado. Para atingir tal desiderato, optámos por um estudo quantitativo de natureza comparativa e descritiva. A recolha de dados baseou-se em observações estruturadas, gravação e posterior análise do tempo de recreio e, por fim, foi também realizada uma breve entrevista em simultâneo com a representação gráfica do recreio antes e após a intervenção, de modo a comparar as preferências dos alunos. Os resultados que mais se destacaram foram a nível social, uma vez que o tempo ocupado em cooperação aumentou significativamente após a intervenção e, por outro lado, o tempo sem atividade diminuiu também com bastante expressividade. A nível motor, notou-se uma maior diferença nas habilidades de locomoção, que aumentaram após a intervenção. As habilidades de manipulação e posturais tiveram uma parca evidência muito provavelmente devido às características inerentes aos jogos escolhidos pelos alunos para a intervenção no recreio. Através da análise dos dados recolhidos foi ainda possível estabelecer diferenças entre as preferências lúdico-motoras dos dois géneros.
This report was written in the context of the Supervised Teaching Practice course of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. This study, whose central theme was the importance of recreation and its improvement through game scheduling, was carried out in a school in the district of Viana do Castelo. The intervention in this space was driven by the need to turn the playground of that institution into a place that would stimulate the practice of sports by children, through its ludic improvement, aiming to promote an increase in physical activity and social interaction. Despite the fact that the educational establishment had many appropriate materials for the practice of sports, these could only be used in the curricular components, and recreation time was poorly valued. To achieve this, we opted for a quantitative study with a comparative and descriptive nature. The data collection was based on structured observations, recording and subsequent analysis of recreational time and, finally, a short interview, that was carried out simultaneously with the graphic representation of recreation before and after the intervention, in order to compare students' preferences. The results that stood out the most were at the social level, since the time occupied in cooperation increased significantly after the intervention and, on the other hand, the time without activity also decreased quite expressively. At the motor level, there was a greater difference in locomotion skills, which increased after the intervention. Handling and posture skills were poorly evidenced, most likely due to the inherent characteristics of the games chosen by the students for the playground intervention. Through the analysis of the collected data it was also possible to establish differences between the playful-motor preferences of the two genders.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2461
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria_Sale.pdf5.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.