Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2475
Title: Sinais de interculturalidade na expansão portuguesa: proposta pedagógica
Authors: Marques, Gonçalo Nuno Ramos Maia
Silva, João Pedro Brandão da
Keywords: Interculturalidade
Educação histórica
Educação para a cidadania global
Expansão marítima portuguesa
Interculturality
Historical education
Education for global citizenship
Portuguese expansion
Issue Date: 21-Dec-2020
Abstract: A Interculturalidade é um tema pertinente, em que verificamos na atualidade um choque cultural bastante grande entre questões civilizacionais que tem dominado o debate público. Assim sendo é crucial abordar este tema com os mais novos, numa perspetiva de formar os alunos como cidadãos do Mundo contemporâneo e decisores do amanhã. E como o tema deste trabalho é “Sinais de interculturalidade na Expansão Portuguesa”, pretende-se que os alunos desenvolvam o seu conhecimento sobre a interação que ocorreu nos séculos XV e XVI, entre o povo português e os povos colonizados, e transportem o conhecimento dessa interação cultural para atualidade e consigam identificar os vestígios dessa interação, desenvolvendo empatia e respeito pelos mesmos Com base nos pressupostos anteriores, desenvolveu-se uma proposta pedagógica, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), em que se apresenta uma proposta de trabalho, para alunos do 5º ano de escolaridade. Esta proposta pedagógica, baseia-se em três questões problemas: (Q.1) Como abordar o tema da interculturalidade, numa perspetiva didático-pedagógica? (Q.2) Qual a importância da formação do aluno enquanto Cidadão do Mundo? (Q.3) Quais as ferramentas didáticas capazes de dinamizar e impulsionar esta aprendizagem? Na construção desta proposta pedagógica, utilizou-se uma metodologia qualitativa, com um caráter construtivista e de desenvolvimento da educação histórica. Avaliação da atividade e os resultados por ela desenvolvidos são apresentados em trabalhos a desenvolver pelos alunos. De referir, que esta proposta pedagógica não foi possível implementar em contexto educativo, visto que surgiu a Pandemia Mundial da Covid-19 e impossibilitou que esta atividade fosse realizada em contexto educativo.
Interculturality is a pertinent theme, in which we see today a very large cultural clash between civilizational issues that has dominated the public debate. Therefore, it is crucial to approach this topic with the youngest, with a view to training students as citizens of the contemporary world and decision makers of tomorrow. And as the theme of this work is “Signs of interculturality in the Portuguese Expansion”, it is intended that students develop their knowledge about the interaction that occurred in the 15th and 16th centuries, between the Portuguese people and the colonized peoples, and carry the knowledge of this cultural interaction to the present day and manage to identify the traces of this interaction, developing empathy and respect for them. Based on the previous assumptions, a pedagogical proposal was developed, within the scope of the Supervised Teaching Practice Course (PES), in which a work proposal is presented, for students in the 5th year of schooling. This pedagogical proposal is based on three issues: (Q.1) How to approach the theme of interculturality, in a didactic-pedagogical perspective? (Q.2) What is the importance of the student's education as a Citizen of the World? (Q.3) What didactic tools are able to stimulate and boost this learning? In the construction of this pedagogical proposal, a qualitative methodology was used, with a constructivist character and the development of historical education. Evaluation of the activity and the results developed by it are presented in works to be developed by the students. It should be noted that this pedagogical proposal was not possible to implement in an educational context, since the World Pandemic of Covid-19 emerged and made it impossible for this activity to be carried out in an educational context.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2475
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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