Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2484
Title: O processo criativo entre o design e a música no desenvolvimento de uma experiência veiculadora de cultura
Authors: Aparo, Ermanno
Soares, Liliana
Novo, Rita Martins
Keywords: Design de experiência
Design e música
Rede-territorial
Co-design
Design em contexto
Experience design
Design and music
Territorial network
Design in context
Issue Date: 26-Nov-2020
Abstract: Este estudo tinha como propósito averiguar em que medida o processo criativo entre o design e a música poderiam ser determinantes para a produção de uma experiência veiculadora de cultura. Num momento histórico caracterizado por comportamentos sociais associados à descontinuidade, à interrupção, à velocidade, à contradição e ao vazio existencial (Bauman, 2000) parece pertinente levantar a hipótese que considera o Design de Experiência (Brown, 2009) como uma oportunidade para gerar produtos com significado. Uma ação criativa e aberta que juntou designers e músicos numa ação metodológica orientada para o processo e que incluiu o ato de improvisação que carateriza as artes do espetáculo como a música. Em termos objetivos, esta investigação tirou partido de uma parceria com a Associação Cultural Hinoportuna e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que cedeu o Centro Cultural de Viana do Castelo para que se pudesse desdobrar esta experiência. No decorrer do processo, estiveram também envolvidas outras entidades, gerando-se desta forma uma rede-territorial. Em termos metodológicos utilizou-se uma metodologia mista, intervencionista e não intervencionista. A fase intervencionista assentou no método participativo do Co-Design (Aparo, Soares, Moreira da Silva, 2017), caracterizado pela sua vertente cooperativa e colaborativa no desenvolvimento de projetos. O que significa que na conceção e no desenvolvimento da experiência todos os envolvidos se entreajudaram na procura de respostas às questões colocadas. Esta fase prática foi validada através de entrevistas, feitas a membros da Tuna Académica do IPVC- Hinoportuna – e a espectadores assíduos de edições anteriores do evento, porém, com ligação pessoal e/ou associativa a Hinoportuna. Este processo criativo envolveu uma designer e um evento – Festival de Tunas de Viana do Castelo, Lethes - que contaria com a participação da Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Hinoportuna – tuna anfitriã – e com a participação de um total de seis tunas convidadas a concurso, bem como outros grupos musicais convidados, unicamente para participação. É importante que, durante e após o desenvolvimento desta investigação, se compreenda a importância do Associativismo no percurso académico e consequentemente no desenvolvimento e enriquecimento de experiências culturais. No final, o resultado deste processo provocou o desenvolvimento do design de uma experiência, através da aplicação da metodologia do Co-Design. Por um lado, desenvolveu-se um projeto composto por um adereço de cena, os prémios de distinção e de participação e o cenário, que complementaram fisicamente o design da experiência no decorrer do espetáculo. Por outro lado, o encadeamento de acontecimentos, antes, após e durante o processo, contribuiu para a criação de vínculos entre os músicos e o designer. Neste estudo a disciplina do design assume a responsabilidade de mediar as expressões artística, cultural, técnica e social de um povo. Trata-se de uma escolha holística, onde o objetivo seria compreender os fenómenos do design da experiência na sua totalidade. Sendo este um processo, claramente aberto a novas influências de áreas diversificadas esperava-se, igualmente, demonstrar que a criação de um sistema de rede-territorial pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de afinidades entre disciplinas, contribuindo para a sustentabilidade.
This study aims to ascertain the extent to which the creative process between design and music determines the production of a culture-serving experience. In a historical moment characterized by social behaviors associated with discontinuity, interruption, speed, contradiction and existential emptiness (Bauman, 2000) it seems pertinent to raise the hypothesis that considers The Design of Experience (Brown, 2009) as an opportunity to generate meaningful products. A creative and open action that combined designers and musicians alike, in a methdological ation catered towards the process, which included the action of improvisation characteristical of showbiz arts like music. Most objectively, this research took advantage of a parternship between the Hinoportuna Cultural Association and the Municipality of Viana do Castelo, which lent the Viana do Castelo Cultural Centre as a stage for the unfolding of this experience. During the process, other entities were also involved, thus generating a territorial network. In methodological terms, a mixed, interventionist and non-interventionist methodologies are used. The interventionist phase was based on the participatory method of Co-Design (Aparo, Soares, Moreira da Silva, 2017), characterized by its cooperative and collaborative aspect in the development of projects. This means that during the experimental design and development of this experience, all parties involved helped each other in the search for answers the questions presented. This practical phase was validated through interviews, made to member of the Academic Tuna of IPVC- Hinoportuna - and to assiduous spectators of previous editions of the event, however, with personal and/or associative connection to Hinoportuna. This creative process involved a designer and an event – Festival de Tunas de Viana do Castelo, Lethes - which would count with the participation of the Academic Tuna of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo, Hinoportuna – host tuna – and with the participation of a total of six tunas invited to the competition, as well as other invited musical groups, solely for participation. It is important that, both during and after the development of this investigation, the significance of associativism in the academic path, and consequently, in the development and enrichment of cultural experiences is understood. In the end, the result of this process gave rise to the development of experimental design, through the implementation of the Co-Design methodology. On the one hand, a project consisting of a scene prop, distinction and participation awards, and the scenery, which physically complement the design of the experience during the show, is developed. On the other hand, the chaining of events, before, after and during the process, contributes to the bonding between the musicians and the designer. In this study the subject of design assumes the responsibility of mediating the artistic, cultural, technical and social expressions of a people. This is a holistic choice, where the goal would be to understand the design phenomenon of the experience in its entirety. This being a process that is clearly open clearly open to new influences from multiple areas, it was also expected for it to demonstrate that the creation of a territorial network system can be an opportunity for the development of affinities between subjects, contributing to sustainability.
Description: Mestrado em Design Integrado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2484
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

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