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Title: Contributos para validação de conteúdo da versão portuguesa do quadro de resultados em Dança Movimento Terapia - MARA e proposta de narrativa de histórias
Authors: Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco
Almeida, Carlos Alberto dos Santos
Caridade, Ana Teresa Carneiro Barbosa
Keywords: Dança
Dança movimento terapia
Avaliação
Storytelling
Histórias
Dance
Dance movement therapy
Assessment
Storytelling
Stories
Issue Date: 11-Dec-2020
Abstract: Introdução - Na Dança, nas suas variadas vertentes, é verificada uma carência de instrumentos que auxiliem numa avaliação mais consistente e concertada. O Quadro de Resultados em Dança Movimento Terapia e respetivo instrumento de Avaliação Movimento Avaliação e Relatório App – MARA (Movement Assessment Reporting App) foi desenvolvido de forma a colmatar esta lacuna. Objetivo – Identificar a validade do conteúdo do Quadro de Resultados em Dança Movimento Terapia- MARA na sua versão em Português e de um conjunto de seis histórias criadas especificamente para suportar uma avaliação estruturada com este instrumento segundo opinião de especialistas de diversas áreas de Dança. Método– Pesquisa quantitativa e qualitativa, mediante a aplicação de dois questionários para estudar a validade de conteúdo do instrumento e do conjunto de histórias, compostos por 4 questões relativas à relevância, clareza, simplicidade e ambiguidade de cada item, subdomínio e domínio, numa escala de likert de 4 pontos e uma questão aberta para comentários observações dos especialistas. Um comitê composto 6 juízes com experiência em dança, considerados especialistas nas áreas da Educação Artística (Dança), Dança Inclusiva, Dança Movimento Terapia, Psicomotricidade e Coreografia. Resultados - Os especialistas consideraram que os itens que compõem o Quadro de Resultados em Dança Movimento Terapia são bastante relevantes e claros, apesar de alguns itens no que respeita a simplicidade e ambiguidade carecem de uma análise para sua melhoria. Igualmente as histórias desenvolvidas como proposta para uma avaliação mais estruturada foram consideradas relevantes, e bastante detalhadas, apesar da sua clareza, simplicidade e ambiguidade para suportar a avaliação dos seis domínios e respetivos itens que os compõem necessitar de uma maior sistematização. Conclusão - O instrumento MARA apresentou valores aceitáveis no que respeita a validade de conteúdo segundo especialistas consultados, embora, algumas alterações tenham sido sugeridas para melhorar a sua aplicabilidade no âmbito da atuação destes profissionais. No que concerne às histórias, soluções de simplificação para maior eficácia na sua implementação são sugeridas.
Introduction – In Dance, in its various aspects, there is a lack of tools / instruments that assist in a more consistent and concerted assessment. The Table of Results in Dance Movement Therapy and the respective Movement Assessment Report and Assessment App - MARA (Movement Assessment Reporting App) was developed in order to fill this gap. Objective - To identify the validity of the content of the Framework for Results in Dance Movement Therapy - MARA in its Portuguese version and a set of six stories created specifically to support a structured evaluation with this instrument according to the opinion of specialists from different areas of Dance. Method - Quantitative and qualitative research, through the application of two questionnaires to study the content validity of the instrument and the set of stories, composed of 4 questions related to the relevance, clarity, simplicity and ambiguity of each item, subdomain and domain, on a 4 point likert scale and an open question for comments by experts. A committee composed of 6 judges with experience in dance, renowned specialists in the areas of Artistic Education (dance), Inclusive Dance, Dance Movement Therapy, Psychomotricity and Choreography. Results - The experts considered that the items that make up the Dance Movement Therapy Results Table are quite relevant and clear, although some items regarding simplicity and ambiguity need further analysis for future improvement. Likewise, the stories developed as a proposal for a more structured evaluation were considered relevant, and quite detailed, despite their clarity, simplicity and ambiguity to support the evaluation of the six domains and the respective items that compose them, requiring greater systematization. Conclusion - The MARA instrument presented acceptable values with regard to the content validity according to consulted specialists, although some changes have been suggested to improve its applicability in the scope of the performance of these professionals. As far as stories are concerned, simplification solutions for greater effectiveness in their implementation are suggested.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2485
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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