Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2486
Title: Atelier Entrópico: Dinâmicas de aprendizagens artísticas não formais, centradas num grupo de participantes dos 10 aos 14 anos
Authors: Moreira, Raquel Azevedo
Pestana, Maria da Assunção Vieira da Luz
Vale, Catarina Alexandra Fonseca do
Keywords: Educação artística
Educação não formal
Arte contemporânea
Cultura visual
Artistic education
Non-formal education
Contemporary art
Visual culture
Issue Date: 24-Nov-2020
Abstract: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Educação Artística, com foco nas práticas artísticas contemporâneas na pré-adolescência, com incidência na Educação Não Formal. Com o intuito de sustentar teoricamente o projeto levado a cabo, estudou-se a perspetiva de autores de referência na área da Educação Artística, bem como no ensino das artes de um modo geral, estabelecendo-se assim um paralelismo entre os conceitos teóricos e as atividades práticas levadas a cabo. Com recurso à metodologia qualitativa, o estudo incide numa investigação-ação, que teve como instrumentos de recolha de dados questionários, fotografias, e diários de bordo. Deste modo, e através dos métodos de recolha de dados envolvidos, procedeu-se a uma reflexão em torno da problemática que incide na escassa oferta e dinâmicas de Arte Contemporânea na comunidade de Ponte de Lima. Com base nestes fatores, foram elaboradas duas atividades que tiveram como objetivos refletir sobre essa lacuna através do projeto orientado pela autora da dissertação, o Atelier Entrópico. Partindo das premissas exploração, criação e divulgação, que são os conceitos básicos do projeto, desenvolveu-se uma experiência artística dinâmica que contou com a participação de um grupo de pré-adolescentes. Com base nos conceitos clarificados e através dos questionários desenhados, procedeu-se à avaliação do projeto de investigação, que permitiu verificar a pertinência do Atelier Entrópico em Ponte de Lima, assim como a necessidade de trabalhar a Educação Artística e a Arte Contemporânea no meio. Desta forma, destaca-se um grande impacto no entendimento do conceito de Arte Contemporânea pelos participantes, e concluir que tal projeto desenvolvido permitiu uma melhor avaliação do trabalho que é elaborado no Atelier interna e externamente.
In order to theoretically sustain the project that was carried out, authors referenced in the Artistic Education area were studied, as well as art teaching in a general manner, thus establishing a parallelism between both theoretical concepts and practical activities carried out. As such, and through the involved data collection methods, we then turned to the problem that is the scarce offer and dynamics of Contemporary Art in the community of Ponte de Lima. Based on these facts, two activities were designed that aimed to address these problems through the project guided by the dissertation’s author, Atelier Entrópico. Starting from the premises of exploration, creation and dissemination, which are the project’s basic concepts, a dynamic art experience was carried out with the participation of a teenager’s group. Following the clarified concepts and developed questionnaires, the investigation project’s evaluation was then executed, allowing to draw conclusions about the developed project and how did it affect the participants.
Description: Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2486
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Vale.pdf5.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.