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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2493
Title: | Plano de marketing para a marca "Sandes &Baguetes" |
Authors: | Fonseca, Manuel José Serra da Teixeira, Andreia Sofia da Costa Esteves, Pedro Miguel da Silva |
Keywords: | Plano de Marketing SERVQUAL Marketing-Mix Marketing de Serviços Restauração Marketing Plan Marketing-Mix Services Marketing Restaurant Industry |
Issue Date: | 22-Jan-2021 |
Abstract: | O objetivo geral deste trabalho consistiu na elaboração de um plano de marketing para
a marca Sandes&Baguetes, detida pela empresa Vítor Esteves Unipessoal, Lda.
Os objetivos específicos propostos consistiram na realização de um diagnóstico do
ambiente de marketing da empresa, na avaliação da qualidade do serviço e na
definição de uma estratégia de marketing (segmentação e posicionamento) e políticas
de marketing-mix.
A Sandes&Baguetes é uma empresa que combina, num único conceito, a sua base de
atividade (padaria e pastelaria) com sandes e refeições rápidas, não diferenciando
horários nas refeições, servindo-as durante todo o horário de funcionamento, desde a
abertura até ao fecho. A marca tem uma considerável rede de franchising e de
estabelecimentos próprios em vários concelhos do distrito de Viana do Castelo, sendo
a sede da empresa, a que garante a produção e distribuição dos produtos vendidos
nos estabelecimentos da marca.
Este trabalho englobou a concretização de dois estudos empíricos. O primeiro, de
natureza qualitativa, consistiu numa entrevista exploratória semiestruturada ao sóciogerente da empresa, de forma a conhecer a história da empresa e o percurso do
sócio, perceber os maiores desafios do setor específico onde atua, entender o ponto
de vista da gestão sobre as especificidades do marketing e sobre a perceção do
serviço prestado pela marca. O segundo estudo, de natureza quantitativa, baseou-se
na realização, distribuição, recolha e tratamento de um inquérito por questionário aos
clientes da empresa Sandes&Baguetes, utilizando a escala SERVQUAL, que avalia a
diferença entre o serviço percebido pelo cliente e as expectativas deste acerca de
estabelecimentos do género.
Por último, foi desenvolvido um plano de marketing, englobando o diagnóstico do
ambiente empresarial (interno e externo), a definição de objetivos de marketing, as
estratégias de marketing, as políticas de marketing-mix e a definição de um plano de
ações devidamente calendarizadas. It is proposed in this work as a general objective the elaboration of a marketing plan for the Sandes&Baguetes brand owned by the company Vítor Esteves Unipessoal Lda. The specific objectives proposed consisted in a diagnosis of the company's marketing environment, evaluating the quality of service and defining a marketing strategy (segmentation and positioning) and marketing-mix policies. Sandes&Baguetes is a service that combines in a single concept its base of bakery and pastry activity with sandwiches and quick meals at every hour serving them throughout the opening hours, from opening to closing. The brand has a considerable franchising network and its own stores in several counties in Viana do Castelo, and the company headquarters guarantees the production and distribution of products sold in the brand stores. This work included the realization of two empirical studies. The first, of a qualitative nature, consisted of a semi-structured exploratory interview with the CEO of the company in order to learn about the company's history and the CEO own career, understand the biggest challenges of the sector, understand the management point of view about marketing and the perception of the service provided by the brand. The second study, of a quantitative nature, was based on the realization, distribution, collection and treatment of a questionnaire survey to customers of the company Sandes&Baguetes, using the SERVQUAL scale, which assesses the difference between the service perceived by the customer and his expectations about stores in the same business. Finally, a marketing plan was developed, with the diagnosis of the business environment (internal and external), the definition of marketing objectives, the marketing strategies, the marketing-mix policies and the definition of a duly scheduled action plan. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2493 |
Appears in Collections: | ESCE - Dissertações de mestrado |
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