Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2497
Title: Caracterização e análise de desempenho logístico
Other Titles: Caso de estudo Região Alto Minho
Authors: Alves, Wellington
Vieira, Tiago Duarte Silva
Keywords: Logística
Desenvolvimento Regional
Indicadores de Desempenho
Alto Minho
Logistic
Regional Development
Performance Indicator
Issue Date: 3-Feb-2021
Abstract: Nas últimas décadas, a preocupação com o desenvolvimento regional transformou-se num desafio comum para vários países e regiões em todo o mundo. O desenvolvimento regional (DR) permite que os países equilibrem melhor as diferenças regionais, fornecendo às comunidades os meios para prosperar, sendo um fator importante para o equilíbrio de um país podendo ser visto como o esforço geral para reduzir as disparidades regionais, apoiando atividades, que geram riqueza e empregos nas regiões. Diversas são as áreas que podem contribuir para o desenvolvimento regional. Nesta tese, a logística é apresentada e discutida como uma área estratégica para alcançar o DR. A logística pode ser considerada como um dos mais importantes setores estratégicos do século XXI, contribuindo para o desenvolvimento regional através de atividades que possibilitem vantagem competitiva. Estas atividades podem contribuir para promover o desenvolvimento de uma região, desempenhando um papel importante no modo de vida da sociedade atual e no desenvolvimento das empresas. O presente estudo tem como objetivo desenvolver uma Framework para avaliação da performance logística regional utilizando a região do Alto Minho (AM) como caso de estudo. Para a concretização deste objetivo foi realizada uma extensa revisão da literatura sobre logística, indicadores logísticos e desenvolvimento regional, como também a análise de relatórios e dados estatísticos sobre o Alto Minho. Com base na literatura consultada, uma Framework para avaliar o desempenho logístico da região do Alto Minho foi desenvolvida. Por fim, um conjunto de indicadores logísticos foi selecionado e adaptado à dimensão regional. Os resultados obtidos possibilitaram concluir que existe pouca informação sobre o desempenho da logística na região e no país, e que na literatura atual não existe nenhum conjunto de indicadores logísticos específicos para medir o desenvolvimento logístico regional, como também a nível nacional, o que configura uma lacuna no que se refere a informações sobre a contribuição das atividades de logística para desenvolvimento regional em Portugal.
Over the last few decades, concerns related to regional development become a common become a common challenge for several countries and regions around the world. Regional Development (RD) allows countries to better balance regional differences, providing communities with the means to prosper, being an important factor in a country's balance that can be seen as the general effort to reduce regional disparities, supporting activities that generate wealth and jobs in the regions. The current literature defends that there are several areas which can contribute to regional development. In this thesis, logistics is presented and discussed as a strategic area to achieve DR. Logistics can be considered as an important strategic are of the 21st century, since it can contribute to regional development through activities that enable competitive advantage. These activities can then contribute to promoting the development of a region, playing an important role in the way of life of today's society and in the development of companies. The present study aims to develop a Framework for the evaluation of regional logistics performance using the Alto Minho (AM) region as a case study. To achieve this goal, an extensive literature review on logistics, logistics indicators and regional development was carried out, as well as the analysis of reports and statistical data on Alto Minho. Based on the consulted literature, a Framework was developed to assess the logistical regional performance. Finally, a set of logistical indicators was selected and adapted to the regional dimension. The results obtained made it possible to conclude that there is little information on the performance of logistics in the AM region and in the country, and that in the current literature there is lack of logistical indicators to measure regional logistical development, as well at national level, which constitutes a gap regarding information on the contribution of logistics to regional development in Portugal.
Description: Dissertação de Mestrado em Logística (APNOR) apresentada na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2497
Appears in Collections:ESCE - Dissertações de mestrado

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