Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2498
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Carlos-
dc.contributor.authorMercês, Luís Miguel Capelo das-
dc.date.accessioned2021-03-22T18:17:36Z-
dc.date.available2021-03-22T18:17:36Z-
dc.date.issued2021-02-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2498-
dc.descriptionMestrado em Turismo, Inovação e Desenvolvimento na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractTendências atuais da procura turística sugerem que os seniores representam um dos segmentos do mercado norte americano que merecem a maior atenção dos gestores de destinos turísticos. Os seniores levam uma vida cada vez mais ativa e gastam muito acima da média na procura de orientações para ajudar a viver vidas mais longas e saudáveis. Estudos indicam que os seniores são, em geral, o grupo demográfico com maior rendimento disponível e com tendências para gastar em atividades de lazer, entretenimento, saúde e bemestar. Por outro lado, o mercado norte-americano está em franco crescimento para o turismo português. O próprio Turismo de Portugal definiu uma política específica estruturada com as tendências e a procura do mercado norte americano, focado precisamente no mercado sénior. Esta política realça a aposta na autenticidade, na diversidade do destino, na proteção da experiência e na diversificação da oferta e aposta no conceito tailor made, com ênfase na qualidade dos serviços. É objetivo deste estudo investigar o comportamento do segmento sénior norte-americano e apresentar recomendações e boas práticas para melhor adequar a oferta do turismo português, especificamente para este segmento de mercado. Deste modo, realizou-se um estágio, que teve como estudo de caso o Boca West Country Club, localizado na cidade de Boca Raton, no estado da Flórida (EUA). As atividades desenvolvidas ao longo do estágio, permitiram contato diário, direto e consistente com estes consumidores, numa perspetiva de observação participante. A caracterização e o perfil destes consumidores sugerem que se trata de um segmento de luxo, com uma obsessão pela excelência no serviço ao cliente.pt_PT
dc.description.abstractCurrent trends in tourist demand suggest that seniors represent one of the segments of the North American market that deserve the greatest attention of tourism destination managers. Seniors lead an increasingly active life and spend much above average looking for guidance to help live longer, healthier lives. Studies indicate that seniors are, in general, the demographic group with the highest disposable income and with tendencies to increase in leisure, entertainment, health and well-being activities. On the other hand, the North American market is booming for Portuguese tourism. Turismo de Portugal itself defined a specific policy structured with the trends and demand of the North American market, focusing precisely on the senior market. This policy highlights the commitment to authenticity, the diversity of the destination, the protection of the experience and the diversification of the offer and the tailor made concept, with emphasis on service quality. The objective of this study is to investigate the behavior of the North American senior segment and to present recommendations and good practices to better adapt the Portuguese tourism offer, specifically for this market segment. Thus, an internship was carried out which had as a case study the Boca West Country Club, located in the city of Boca Raton, in the state of Florida (USA). The activities developed during the internship, allowed daily, direct and consistent contact with these consumers, in a perspective of participant observation. The characteristics and profile of these consumers suggest that it is a luxury segment, with an obsession for excellence in customer service.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSegmento séniorpt_PT
dc.subjectServiço ao clientept_PT
dc.subjectTurismo de luxopt_PT
dc.subjectBoas práticaspt_PT
dc.subjectSenior segmentpt_PT
dc.subjectCustomer servicept_PT
dc.subjectLuxury tourismpt_PT
dc.subjectGood practicespt_PT
dc.titlePreferências do segmento sénior norte-americano : estudo exploratório no Boca West Country Clubpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestreado em Turismo, Inovação e Desenvolvimentopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEstudos do Turismopt_PT
dc.identifier.tid202679071pt_PT
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luis_Merces.pdf6.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.