Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2503
Title: A estratégia de Gallery Walk numa turma de matemática do 11.º ano: que relações com as práticas de alunos e professora
Authors: Vale, Maria Isabel Piteira do
Santos, Bebiana Marta da Silva
Keywords: Autossupervisão
Desenvolvimento pessoal e profissional
Ensino e aprendizagem de matemática
Gallery Walk
Ensino secundário
Self-supervision
Personal and professional development
Teaching and learning of mathematics
Gallery Walk
Secondary education
Issue Date: 5-Mar-2021
Abstract: A supervisão pedagógica deverá assumir nas escolas um papel que vá além da formação inicial. Espera-se que os professores tenham um papel ativo no processo da sua formação, que deve ocorrer ao longo de toda a carreira, assumindo posturas reflexivas e autoformativas. Assim, os processos de supervisão apresentam-se associados a práticas que buscam a emancipação, transformação, autonomia, permitindo o desenvolvimento pessoal e profissional, transpondo uma atitude mais burocrática, de controlo, para uma atitude reflexiva. Por outro lado, sabemos que a seleção de tarefas matemáticas e a forma como são implementadas na sala de aula têm impacto ao nível do envolvimento dos alunos, e, por conseguinte, nas suas aprendizagens. Assim, devem ser promovidas estratégias de aprendizagem ativa, que requerem não só o seu envolvimento intelectual, mas também social e físico. Pretende-se assim com este estudo compreender de que modo um processo de autossupervisão, assente na prática de autorreflexão e auto-observação, se relaciona com o desenvolvimento pessoal e profissional de uma professora de matemática quando implementa uma Gallery Walk, numa turma de 11.º ano, e o desempenho e envolvimento dos alunos quando participam nessa Gallery Walk. Propõe-se para esta investigação qualitativa de natureza interpretativa, com design de estudo de caso, numa dinâmica de autossupervisão, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o diário do professor, registos audiovisuais, questionários e documentos escritos, como instrumentos de recolha de dados. Neste estudo, os alunos envolveram-se ao nível comportamental, afetivo e cognitivo, verificando-se empenho, atenção, respeito pelos colegas e interesse nas Gallery Walk implementadas. O desempenho dos alunos foi positivo, concretizaram com sucesso a maioria das tarefas, e as dificuldades que foram surgindo, ao nível da compreensão de enunciados e definição de estratégias adequadas, foram ultrapassadas com o trabalho colaborativo e a partilha de ideias, principalmente na discussão final. A professora envolveu-se ao nível comportamental, manifestando atenção, empenho e promovendo um ambiente positivo e favorável às aprendizagens. As frustrações e ansiedades sentidas pela professora geraram situações de questionamento, que iv associadas a uma postura introspetiva e reflexiva, permitiram clarificar e analisar criticamente a ação pedagógica. Este estudo permitiu concluir ainda que a implementação da estratégia ativa Gallery Walk, associada a processos autossupervisivos, possibilitou o desenvolvimento das capacidades dos alunos ao nível da comunicação, argumentação e análise das ideias dos colegas. Por outro lado, a articulação entre teoria e prática permitiu à professora assumir-se como profissional em (re/des)construção, reformulando as suas ações.
Pedagogical supervision should take on a role in schools that goes beyond initial training. Teachers are expected to play an active role in the process of their training, which should take place throughout their careers, assuming reflective and self-formative approaches. Thus, supervision processes are associated with practices that seek emancipation, transformation, autonomy, allowing personal and professional development, transposing a more bureaucratic attitude, of control, to a reflective one. On the other hand, we know that the selection of mathematical tasks and the way they are implemented in the classroom have an impact on the level of students' engagement, and therefore on their learning. Consequently, active learning strategies should be promoted, which require not only their intellectual, but also social and physical engagement. The aim of this study is to understand how a process of self-supervision, based on the practice of self-reflection and self-observation, is related to the personal and professional development of a mathematics teacher when implementing a Gallery Walk, in an 11th grade class, and the performance and involvement of students when participating in that Gallery Walk. It is proposed for this qualitative research of an interpretative nature, with case study design, in a dynamic of self-supervision, participant observation, semi-structured interview, teacher’s diary, audiovisual recordings, questionnaires and written documents as data collection tools. In this study, the students got involved at the behavioural, affective and cognitive level, with commitment, attention, respect for colleagues and interest in the Gallery Walk implemented. The students' performance was positive, they successfully accomplished most of the tasks, and the difficulties that arose at the level of understanding statements and defining appropriate strategies were overcome with collaborative work and the sharing of ideas, especially in the final discussion. The teacher got involved at the behavioural level, showing attention, commitment and promoting a positive and learning-friendly environment. The frustrations and anxieties felt by the teacher generated situations of questioning, which associated with an vi introspective and reflective approach, allowed clarifying and critically analysing the pedagogical action. This study allowed the conclusion that the implementation of the active Gallery Walk strategy, associated with self-supervisory processes, allowed the development of the students’ capacities at the level of communication, argumentation and analysis of their colleagues’ ideas. On the other hand, the articulation between theory and practice allowed the teacher to assume herself as a professional in (re/des)construction, reformulating her actions.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2503
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bebiana_Santos.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.