Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2530
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dc.contributor.advisorMarques, Gonçalo Nuno Ramos Maia-
dc.contributor.authorDourado, Bruna de Matos-
dc.date.accessioned2021-06-02T10:00:59Z-
dc.date.available2021-06-02T10:00:59Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2530-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractNeste relatório de estágio descrevemos o percurso pedagógico efetuado no decorrer do ano letivo de 2019/2020, no âmbito da disciplina da Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. Começámos por realizar o enquadramento das duas intervenções educativas: uma no primeiro e outra no segundo ciclos do ensino básico, abordando tópicos pertinentes como as sequências didáticas implementadas nas diferentes áreas, os recursos utilizados e as ferramentas planeadas e colocadas em prática, em formato de ensino à distância, devido à pandemia que enfrentámos nos dias de hoje. Aqui também se encontra condensada a proposta pedagógica realizada sobre o tema das migrações, bem como a análise e interpretação rigorosa de cada atividade. Optámos por centrar a nossa proposta numa temática particular da Educação para a Cidadania Global, uma vez que era nossa intenção dar a conhecer aos alunos a realidade vivida pelos emigrantes, imigrantes e refugiados, promovendo assim o sentimento de empatia, através de debates e atividades pensadas ao pormenor, para que, em conjunto, pudéssemos encontrar soluções para minimizar as desigualdades sociais e desconstruir mitos face a este assunto, que é tão atual e controverso. Como técnicas de recolha de dados, recorremos ao inquérito por questionário, respondido por treze alunos do sexto ano de escolaridade, que apenas foi possível devido à colaboração do professor cooperante da disciplina de História e Geografia de Portugal. Situado no paradigma interpretativo, este estudo e as atividades pedagógicas seguem uma metodologia qualitativa, que visa compreender mais profundamente os problemas em torno da questão principal e investiga a razão daquilo que está por trás de certos comportamentos ou convicções. O trabalho finda com uma reflexão global sobre o percurso realizado até aqui, dando a conhecer as perspetivas e opiniões, ao longo destes cinco anos, da investigadora.pt_PT
dc.description.abstractIn this internship report we describe the pedagogical course carried out during the school year 2019/2020, within the scope of the discipline of Supervised Teaching Practice, present in the master's degree in Teaching of the First Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the Second Cycle of Basic Education. We started by framing the two educational interventions: one in the first and the other in the second cycles of basic education, addressing relevant topics such as the didactic sequences implemented in the different areas, the resources used and the tools planned and put into practice, in distance learning format, due to the pandemic we face today. Here is also condensed the pedagogical proposal made on the theme of migrations, as well as the rigorous analysis and interpretation of each activity. We chose to focus our proposal on a particular theme of Education for Global Citizenship, since it was our intention to make known to students the reality experienced by emigrants, immigrants, and refugees, thereby promoting a sense of empathy, through debates and activities thought out in detail, so that together we could find solutions to minimize social inequalities and deconstruct myths on this subject, which is so current and controversial. As data collection techniques, we used the questionnaire survey, answered by thirteen students, which was only possible due to the collaboration of the cooperating professor of the discipline of History and Geography of Portugal. Situated in the interpretative paradigm, this study and pedagogical activities follow a qualitative methodology, which aims to understand more deeply the problems surrounding the main issue and investigates the reason for what is behind certain behaviors or convictions. The work ends with a global reflection on the path made so far, making known the perspectives and opinions, over these five years, of the researcher.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectHistória e Geografia de Portugalpt_PT
dc.subjectMigraçõespt_PT
dc.subjectEducação para a cidadania globalpt_PT
dc.subjectDidática da Geografiapt_PT
dc.subjectHistory and Geography of Portugalpt_PT
dc.subjectMigrationspt_PT
dc.subjectEducation for global citizenshippt_PT
dc.subjectDidactics of Geographypt_PT
dc.titleAs migrações : proposta pedagógica cruzando a Geografia com a Educação para a Cidadania Globalpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid202730263pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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