Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533
Title: A poesia como conhecimento do mundo : uma proposta aliada ao uso das TIC
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Rocha, Isabel Sofia Fonseca
Keywords: Português
Educação para o desenvolvimento e para a cidadania global
Texto poético
Metodologias ativas de aprendizagem
TIC
Currículo de português
Portuguese
Education for development and global citizenship
Poetic text
Active learning methodologies
ICT
Portuguese curriculum
Issue Date: 25-Feb-2021
Abstract: O presente relatório integra-se no Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal. Sintetiza o percurso pedagógico desenvolvido ao longo da intervenção em contexto educativo no ano letivo 2019/2020. Foi realizado o enquadramento da PES no contexto educativo do 1.º e 2.º CEB, assim como uma breve contextualização da proposta pedagógica que seria aplicada na disciplina de Português, no 6.º ano de escolaridade, no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global e no estudo do texto poético recorrendo às metodologias ativas de aprendizagem com as TIC. A escola é um local de eleição para a formação de cidadãos capazes de ler, escrever e pensar criticamente. O seu papel é crucial na criação de cidadãos ativos, críticos e conscientes na prática da cidadania. A escola deve participar na criação de um mundo sustentável. Assim, decidi centrar a minha proposta pedagógica em várias temáticas da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (EDCG): refugiados, guerra, racismo, consumismo, interculturalidade e media. De acordo com o que referi anteriormente, desenvolvi uma proposta pedagógica que teve como propósito abordar o texto poético conectando com temáticas da EDCG, compreendendo que ideias é que os alunos do 6.ºano de escolaridade apresentam relativamente a este género literário e aos temas explícitos. Não tendo sido possível aplicar esta proposta pedagógica com o grupo de alunos do 6.ºano de escolaridade, não concluí nada em concreto, relativamente ao assunto explorado, contudo pude verificar a possível simultaneidade do currículo de português com o referencial da ED.
The present report integrates the Master degree in Teaching of the 1. st and 2. nd Basic Education Course (BEC) in Portuguese / History and Geography of Portugal, synthesizing the pedagogical path developed throughout the intervention in educational context in the school year of 2019 / 2020. Supervised Teaching Practice (STP) was performed in the educational context of the 1. st and 2. nd cycles with a brief contextualization of the pedagogical proposal applied in the Portuguese subject in the 6thgrade within the scope of Development Education, the Global Citizenship and the study of poetic text using active learning methodologies with Information and Communication Technologies (ICT). The school is a place of choice for citizens` education who are able to read, write and think critically. Its role is also essential in creating active, critical and conscientious citizens in the citizenship practice. School should participate in creating a sustainable world. I decided to focus my pedagogical proposal on several themes of Development Education and Global Citizenship: refugees, war, racism, consumerism, interculturality and media. According to what I previously mentioned, I developed a pedagogical proposal that aimed to approach the poetic text connecting the themes of Development Education and Global Citizenship (DEGC), through the concepts that 6.th grade students presented regarding the literary genre and explicit themes. It was not possible to apply the pedagogical proposal with the group of students in the 6.th school grade. I didn`t come to a conclusion regarding the subject explored, however I was able to verify the possible simultaneity of the Portuguese curriculum with the Development Education (DE) framework.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2533
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Isabel_Rocha.pdf2.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.