Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2534
Title: Contos tradicionais: uma proposta de leitura contemporânea
Authors: Barbosa, Gabriela Maria Miranda
Domingues, Anita Marisa Fernandes
Keywords: Contos tradicionais
Português
Interpretação
Educação para o desenvolvimento e cidadania global
Violência doméstica
Bullying
Maus tratos na infância
Rapto
Traditional tales
Portuguese
Interpretation
Education for development and global citizenship
Domestic violence
Bullying
Child abuse
Kidnapping
Issue Date: 25-Feb-2021
Abstract: O presente relatório expressa o percurso pedagógico realizado no ano letivo 2019/2020. A prática ocorreu em dois contextos diferentes, tendo sido uma primeira fase numa escola de 1.º ciclo e uma segunda fase numa escola de 2.º ciclo. Neste estudo é apresentada uma síntese das intervenções de ambos os contextos, bem como a descrição da proposta pedagógica desenvolvida, dirigida a uma turma do 6º ano de escolaridade da área curricular de Português: Contos tradicionais – Uma proposta de leitura contemporânea. Uma vez que este ano foi vivido de forma atípica devido à pandemia covid19 não foi possível colocar em prática o trabalho de investigação, como tal, foi desenvolvida e analisada uma proposta pedagógica. O objetivo deste estudo é criar um cenário de aprendizagem que permita aos alunos tomar consciência para o modo como os valores da “Educação para o desenvolvimento e Cidadania Global” (EDCG) podem ser explorados através dos contos tradicionais, ao mesmo tempo que se desenvolvem aprendizagens nos domínios da língua portuguesa. A metodologia adotada foi a qualitativa de carácter descritivo interpretativo. Uma vez que não foi possível apresentar esta proposta pedagógica com a turma do 6º ano de escolaridade não alcançamos uma conclusão concreta referente ao estudo proposto, no entanto, é evidenciado uma sincronia entre os referenciais de Educação para o desenvolvimento e Cidadania Global e do currículo de Português.
This report presents the pedagogical path accomplished in the 2019/2020 academic year. The practical activity occurred in two different contexts, on a first stage with the first (1st) cycle and a second stage with the second (2nd) cycle. This study presents a synthesis of interventions in both contexts, as well as the description of the developed pedagogical proposal, geared towards a sixth (6th) grade class in the Portuguese Language subject: Traditional tales – A contemporary reading proposal. Whereas this year was lived in an atypical way due to the covid19 pandemic, it was not possible to execute the intervention project, thus a pedagogical proposal and its analysis were performed. The aim of this study is to create a learning scenario that allows students to become aware of how the terms “Education for Development” and “Global Citizenship” can be explored through traditional tales while learning in the domains of the Portuguese language is being developed. The adopted methodology was the qualitative of descriptive interpretative character. Since it was not possible to present this pedagogical proposal with the 6th-grade class, a conclusion regarding the addressed subject was not achieved, however, synchrony between “Education for Development” and “Global Citizenship” references, and the curriculum of Portuguese was observed.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2534
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anita_Domingues.pdf2.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.