Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Gabriela Maria Miranda-
dc.contributor.authorPereira, Andreia Patrícia Silva-
dc.date.accessioned2021-06-08T15:10:39Z-
dc.date.available2021-06-08T15:10:39Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2535-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado em Ensino do 1.º CEB e 2.º CEB em Português e História e Geografia de Portugal no ano letivo de 2019/2020. Esta prática ocorreu em dois contextos. Assim, apresenta-se a caraterização do contexto educativo e a descrição do percurso da intervenção do 1.º ciclo, bem como também no que se refere ao 2.º ciclo. Devido à pandemia nacional e mundial, não foi possível realizar um estudo empírico. Neste sentido, no presente relatório apresenta-se como alternativa a esse estudo uma proposta de pedagógica de intervenção, inserida na disciplina de Português, para alunos do 6.º ano de escolaridade. Esta proposta tem como objetivos perceber as conceções e gostos que os alunos têm sobre a leitura, encontrar nos livros motivação para ler e levar bem-estar aos outros, sensibilizar os alunos para a leitura e um gosto para a vida através de um Roteiro de Leitura e mostrar aos alunos de que modo os temas da atualidade são representados nos textos literários. Deste modo, tem como principal questão o envolvimento e a motivação dos alunos para a leitura destes textos. Caso o estudo fosse desenvolvido ter-se-ia adotado uma metodologia de investigação qualitativa e interpretativa. Em conclusão, nesta proposta os alunos têm uma experiência de leitura através de várias atividades e de textos literários que os levam a uma reflexão sobre o Mundo. Assim, procura-se formar jovens com gosto da leitura sendo cidadãos críticos e participativos. No final deste relatório, apresenta-se uma reflexão global sobre a experiência deste percurso tão intenso que nos permitiu crescer profissionalmente.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice inserted in the Master’s in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and 2nd Cycle of Basic Education in Portuguese and History and Geography of Portugal in the academic year 2019/2020. This practice took place in two contexts. Thus, the characterization of the educational context and the description of the intervention in the 1stcycle are presented, as well as regarding the 2nd cycle. Due to the national and worldwide pandemic, it was not possible to carry out na empirical study. Therefore, this report also presents a pedagogical intervention proposal, inserted in the Portuguese subject, for students in the 6th year of schooling. This proposal aims to understand the concepts and tastes that students have about Reading, find motivation to read in books as well as bringing well-being to others, sensitize students to reading and nurturing a taste for life through a Reading Guide, showing students how current topics are represented in literary texts. Hence overcoming the question of students involvement and motivation to read these texts. If the study had been developed, a qualitative and interpretative research methodology would have been adopted. In conclusion, in this proposal students have a Reading experience through various activities and literary texts that lead them to a reflection on the World. This way we seek to educate young people with a taste for Reading, who will become critical and participative citizens. Finally, there is a global reflection about this intense journey that allowed to grow professionally.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectAnálise de textospt_PT
dc.subjectEducação para o desenvolvimento e cidadaniapt_PT
dc.subjectGostar de lerpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectLiteracy educationpt_PT
dc.subjectAnalysis of thextspt_PT
dc.subjectEducation for development and citizenshippt_PT
dc.subjectEnjoy readingpt_PT
dc.titleLer para refletir o Mundo e abraçar os Outros : uma proposta pedagógica para alunos do 6.º ano de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Professores do Ensino Básico (1.º e 2.º Ciclos)pt_PT
dc.identifier.tid202731910pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia_Pereira.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.