Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2544
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa-
dc.contributor.authorMendes, Catarina Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-11T14:17:55Z-
dc.date.available2021-06-11T14:17:55Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2544-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Encontra-se dividido em três partes: a primeira contém o enquadramento dos contextos educativos nos quais decorreram as intervenções e onde é feita a descrição do percurso realizado; a segunda parte aborda o tema em estudo e a última parte inclui uma reflexão final sobre a Prática de Ensino Supervisionada. O lúdico possui inúmeras vantagens para o desenvolvimento de várias competências, não só a nível cognitivo mas também social, constituindo uma dimensão fundamental, sobretudo na transição da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, este estudo aborda o lúdico e como este pode ser utilizado como recurso no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente na disciplina de Português. Surgiu, então, uma questão orientadora: De que forma é que o lúdico potencia as aprendizagens de Português, no 1.º Ciclo do Ensino Básico?, originando dois objetivos, ou seja, apresentar um conjunto de propostas didáticas com uma vertente lúdica, para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando-as nas aprendizagens do Português e analisar as tarefas apresentadas, mostrando de que forma incluem uma dimensão lúdica, permitindo, simultaneamente, aprender a Língua. Devido à pandemia provocada pelo Covid-19, não foi possível aplicar a proposta didática, pelo que será feita uma análise das tarefas apresentadas com base em categorias definidas a priori. Os resultados provaram que é possível articular a vertente lúdica no processo de ensino-aprendizagem com aprendizagens efetivas da disciplina de Português.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed as part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, within the Pre-School and 1st Cycle Basic Education Master’s Degree, from the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. It is divided into three parts: the first contains the framework of educational contexts in which the interventions took place and the description of the path taken; the second part addresses the study’s topic; the last part, includes a final reflection on Supervised Teaching Practices. Playfulness has numerous advantages to the development of different skills, not only at a cognitive level but also at a social level, constituting a fundamental dimension, especially in the transition from Pre-School to 1st Cycle of Basic Education. Therefore, this study addresses playfulness and how it can be used as a resource in the teaching-learning process, particularly regarding the Portuguese course. Consequently, a guiding question arose: “How does playfulness enhance the learning of Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education?” This created two goals, to present a set of didactic proposals with a ludic aspect for the students in 1st grade, integrating them in the learning of Portuguese and analyzing the presented tasks, showing how it includes a playful dimension and allowing, simultaneously, to learn the Language. Due to the Covid-19 pandemic, it was not possible to apply the didactic proposal, so an analysis of the tasks presented will be made based on categories defined à priori. The results proved that it is possible to articulate the playful aspect in the teaching-learning process with effective learning of the Portuguese course.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_PT
dc.subjectPortuguêspt_PT
dc.subject1º ciclopt_PT
dc.subjectPlayfulnesspt_PT
dc.subjectTeaching - Learningpt_PT
dc.subjectPortuguesept_PT
dc.subject1st cyclept_PT
dc.titleO lúdico nas aprendizagens do Português : uma propostapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202732215pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catarina_Mendes.pdf1.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.