Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2545
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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Maria Guimarães de-
dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina de Sousa-
dc.date.accessioned2021-06-11T15:09:26Z-
dc.date.available2021-06-11T15:09:26Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2545-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e encontra-se dividido em três partes. Na primeira descreve-se os dois contextos educativos e as diversas áreas e conteúdos programáticos implementados. Na segunda parte é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido e na terceira encontra-se a reflexão global relativa às práticas de ensino implementadas nos contextos de Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo realizado incidiu no ensino-aprendizagem da área curricular de Estudo do Meio. Desde que nascemos, somos influenciados pelo meio local onde estamos inseridos, seja a nível natural ou cultural. O património natural e cultural local, que foi adquirido ao longo do tempo, é uma fonte insubstituível. Por isso, é crucial valorizar e preservar este património. Considerando que o Ensino Básico é um dos principais pilares para a aquisição de conhecimentos e competências, torna-se um contexto adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre esta temática. Devido à pandemia SARS-CoV-2, e perante a impossibilidade de intervenção pedagógica e de recolha de dados em contexto, foi necessário recorrer à utilização de documentos como fonte de análise. Este estudo pretende compreender de que forma é que documentos elaborados pelo Ministério da Educação e manuais escolares do 3.º e 4.º anos de escolaridade exploram conceitos e práticas relacionados com o tema Património Natural e Cultural Local. O estudo enquadra-se no paradigma interpretativo, tendo-se optado por uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se a recolha e análise de dados através da análise de conteúdo. Como os resultados obtidos revelaram a falta de coerência entre os objetivos apresentados pelo Ministério da Educação e as atividades dos manuais escolares, foi necessário realizar uma proposta didática para colmatar esta discrepância.pt_PT
dc.description.abstractThis report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, inserted in the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education Teaching at the High School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo and is divided into three parts. The first one describes the two educational contexts and the different areas and program content which have been implemented. In the second part it is presented the research work developed; finally in the third part it can be found a global reflection on the supervised teaching practices carried out in the Pre-School and in the 1st Cycle of Basic Education. The study carried out focused on teaching-learning in the curricular area of Environmental Study. From the day we were born, we get influenced by the local environment which surrounds us, whether at a natural or cultural level. The local natural and cultural heritage, which has been acquired over time, is an irreplaceable source. That is why it is crucial to value and preserve this heritage. Considering that Basic Education is one of the main pillars for the acquisition of knowledge and skills, it becomes an appropriate context for learning and disseminating knowledge on this theme. Due to the SARS-CoV-2 pandemic, and given the impossibility of pedagogical intervention and data collection in context, it was necessary to make use of documents as an analysis source. This study aims to understand how documents prepared by the Ministry of Education and school textbooks for the 3rd and 4th years of schooling explore concepts and practices related to the theme Natural and Cultural Local Heritage. The study fits into the interpretative paradigm, and consequently we have chosen a methodology of a qualitative nature, giving privilege to gathering and analysing data through content analysis. As the results obtained revealed an absence of coherence between the objectives presented by the Ministry of Education and the activities of school textbooks, it was necessary to make a didactic proposal to overcome this discrepancy.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPatrimónio Natural e Cultural Localpt_PT
dc.subjectCostumes e tradiçõespt_PT
dc.subjectAtividades económicaspt_PT
dc.subjectBiodiversidadept_PT
dc.subjectGeodiversidadept_PT
dc.subjectEcossistemas aquáticospt_PT
dc.subjectQualidade e degradação do ambiente próximopt_PT
dc.subjectLocal Natural and Cultural Heritagept_PT
dc.subjectCostumes and traditionspt_PT
dc.subjectEconomic activitiespt_PT
dc.subjectBiodiversitypt_PT
dc.subjectGeodiversitypt_PT
dc.subjectAquatic ecosystemspt_PT
dc.subjectQuality and degradation of the surrounding environmentpt_PT
dc.title"Vamos descobrir e preservar o Património Cultural e Natural de Viana do Castelo": proposta didática para alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridadept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico (1.º ciclo)pt_PT
dc.identifier.tid202732231pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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