Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2549
Title: Transferibilidade do conhecimento pelas TIC na prática diária em sala de aula – o papel da supervisão pedagógica como estratégica emergente
Authors: Sá, César Augusto Araújo Fernandes Meira de
Martins, Manuel António Vilarinho
Keywords: Tecnologias de informação e comunicação
Supervisão pedagógica
Information and communication technologies
Pedagogical supervision
Issue Date: 18-May-2021
Abstract: A sociedade nos últimos cem anos mudou radicalmente, mais ainda nos últimos vinte anos. A forma de comunicar, de interagir e aceder à informação alterou-se para se ajustar a um mundo cada vez mais tecnológico, onde tudo se encontra à distância de um clique. É neste cenário, de um mundo cada vez mais tecnológico, ao qual se permanece permanentemente ligado, que os nossos alunos nascem, crescem, vivem, comunicam e aprendem diariamente. Os equipamentos tecnológicos fazem parte do dia-a-dia do aluno, do professor e da escola. Embora as tecnologias representem instrumentos poderosos ao serviço da transferibilidade do conhecimento, uma efetiva garantia de que essa transferibilidade se pode processar de forma eficiente, seja em que área for do conhecimento, passa por dinamizar processos de monitorização e de acompanhamento da prática pedagógica. Nesse âmbito, a supervisão pedagógica representa um fator potenciador dessa qualidade que se pretende. Em face desta problemática, esta dissertação teve como propósito auscultar os professores sobre o papel da Supervisão Pedagógica como processo de acompanhamento da transferibilidade de conhecimento, com recurso às tecnologias de informação e comunicação – TIC - como instrumento pedagógico, que garanta, de forma efetiva, a qualidade do ensino e das aprendizagens que se proporcionam e conhecer as práticas dos docentes, nomeadamente, no que concerne ao modo como fazem uso das tecnologias em sala de aula. A metodologia utilizada neste estudo enquadra-se no contexto de uma investigação qualitativa, tendo-se adotado o estudo de caso como desenho da investigação. Os dados foram recolhidos mediante: técnicas baseadas na observação, nomeadamente a observação não participante, inquérito por questionário, notas de campo e grelhas de observação focadas; técnicas baseadas na conversação, nomeadamente, a entrevista semiestruturada e o focus group, e a análise de documentos. Foram, posteriormente, tratados através da metodologia de análise de conteúdo, através do software WebQDA. No contexto desta investigação, os resultados permitiram, essencialmente, confirmar o papel relevante da Supervisão Pedagógica no desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, na melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos. Os resultados indicam que a utilização das TIC está longe de ser uma realidade na sala de aula.
Society has changed radically in the last hundred years, and even more so in the last twenty years. Communication, interaction and access to information have changed in order to adjust to an increasingly technological world, where everything is at a click's distance. This increasingly technological world, to which we remain permanently connected, is the scenario in which our students are born, grow, live, communicate and learn daily. Technological equipment is also part of the daily life of students, teachers and schools. Although technologies represent powerful instruments for knowledge transferability, only through monitoring and follow-up processes of pedagogical practice can it be assured that this transferability can be handled efficiently, in any field of knowledge. In this scope, pedagogical supervision can be seen as a quality-enhancing factor. Bearing this in mind, this dissertation aimed at studying the role of Pedagogical Supervision as a process of monitoring the transferability of knowledge, using information and communication technologies - ICT - as a pedagogical tool that effectively guarantees the quality of teaching and learning provided and know the practices of teachers, namely, with regard to how they use technologies in the classroom. The methodology used in this study is based on qualitative research, having case-study as the research design. Data were collected through observation-based techniques, namely non-participating observation, questionnaire, field notes and focused observation grids; conversation-based techniques, namely semi-structured interview and focus group, and document analysis. They were later treated through the methodology of content analysis, using the WebQDA software. In the scope of this research, results allowed to demonstrate the relevant role of the Pedagogical Supervision in the development of personal, professional competences, and in the improvement of the quality of teaching and learning of the students. Moreover, the results indicate that the use of ICT is far from being commonplace in the classroom.
Description: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2549
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manuel_Martins.pdf3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.