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http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cunha, Elisabete Ferraz da | - |
dc.contributor.author | Martins, Bárbara Mafalda da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-30T14:44:36Z | - |
dc.date.available | 2021-07-30T14:44:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561 | - |
dc.description | Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Sentido de número | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Preschool education | pt_PT |
dc.subject | Mathematics | pt_PT |
dc.subject | Number sense | pt_PT |
dc.subject | Game | pt_PT |
dc.subject | Communication | pt_PT |
dc.title | A comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.discipline | Educação - Formação de Educadores de Infância | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202750183 | pt_PT |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
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