Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2561
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dc.contributor.advisorCunha, Elisabete Ferraz da-
dc.contributor.authorMartins, Bárbara Mafalda da Costa-
dc.date.accessioned2021-07-30T14:44:36Z-
dc.date.available2021-07-30T14:44:36Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2561-
dc.descriptionRelatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelopt_PT
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar. A nível estrutural, o relatório está dividido em três grandes capítulos que se subdividem em várias secções mais breves. No primeiro capítulo caracteriza-se o contexto educativo da PES II e apresenta-se o percurso educativo; no segundo capítulo encontra-se o estudo realizado e, por fim, no último capítulo faz-se uma reflexão global e pessoal sobre a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Com este estudo pretendeu-se compreender a influência da necessidade de comunicar em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número. Para isso formularam-se as seguintes questões de investigação: i) Que tipos de representações são utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades? ii) Que dificuldades apresentam neste âmbito? iii) Em que fase da trajetória de aprendizagem de Clements e Sarama (2010) é que as crianças se encontram? Posto isto, desenvolveu-se um estudo de caso que se enquadra numa metodologia de natureza qualitativa, tendo como participantes vinte e três crianças de quatro anos. Os dados foram recolhidos através da observação direta, do registo fotográfico, em áudio e vídeo, e, ainda, através dos registos escritos das crianças. Através da análise dos dados verificou-se que inicialmente as representações utilizadas pelas crianças para comunicar quantidades eram apenas o desenho e mostrar os dedos das mãos, ou seja, representações icónicas e ativas. Também se constatou que a necessidade de comunicar em contexto de jogo foi um grande aliado no desenvolvimento do sentido de número, pois o jogo demonstrou ser um poderoso auxílio na motivação das crianças para as tarefas implementadas, observando-se uma evolução na forma como comunicavam as quantidades. Em relação a esta evolução, a mesma foi notória, o que se pôde comprovar através da trajetória de aprendizagem para a contagem desenhada por Clements e Sarama (2010) em que a grande maioria das crianças evoluiu de categorias relativas a idades anteriores aos 4 anos (2 e 3 anos) para categorias mais avançadas, ou seja, das categorias “declamador”, “declamador(10)” e “combinador” para a categoria “contador”.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSentido de númeropt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectMathematicspt_PT
dc.subjectNumber sensept_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.titleA comunicação em contexto de jogo no desenvolvimento do sentido de número: um estudo no pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolarpt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.disciplineEducação - Formação de Educadores de Infânciapt_PT
dc.identifier.tid202750183pt_PT
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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