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Title: Ciências Naturais e Educação para a Saúde : proposta de um estudo com alunos de 6.º ano de escolaridade
Authors: Neves, Maria Luísa Vieira das
Amorim, Rui Miguel da Cunha
Keywords: Ciências Naturais
Educação para a saúde
6.º ano de escolaridade
Microrganismos
Pandemia
Natural Sciences
Health education
6th year of schooling
Microorganisms
Pandemic
Issue Date: 28-May-2021
Abstract: O presente relatório explicita o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Além do enquadramento da PES, apresenta-se uma caracterização dos contextos educativos em que estive inserido, uma descrição do estudo a ser realizado e uma reflexão sobre o percurso educativo. Tendo em consideração os conteúdos que iriam ser lecionados (microrganismos e higiene e problemas sociais), a crescente propagação da Covid-19, provocada pelo SARSCoV- 2, a crise sanitária que se instalou e as consequências que daí advieram para as populações, tornou-se evidente para mim que as aulas de Ciências Naturais teriam um papel de enorme responsabilidade no que concerne à informação, sensibilização e proteção dos alunos (e respetivas famílias) face à pandemia. Por conseguinte, as aulas foram pensadas tendo como base este problema de saúde pública, estabelecendo ligações entre aquilo que os alunos aprendem na escola e a realidade vivenciada. Neste sentido seria desenvolvido um estudo tendo como principal finalidade perceber de que modo uma intervenção pedagógica estabelecendo conexões entre os conteúdos curriculares de Ciências Naturais e esta realidade, numa perspetiva de Educação para a Saúde, poderia influenciar as perceções, atitudes e comportamentos de alunos do 6.º ano de escolaridade acerca destas temáticas. A metodologia a adotar seria essencialmente do tipo qualitativo. A recolha de dados seria feita através de questionários, observação participante e análise documental. Devido ao confinamento a que a pandemia nos obrigou, não foi possível realizar o estudo com a turma. Como tal, não houve recolha de dados e, em consequência disso, não há resultados a apresentar.
This report presents the work developed during the Supervised Teaching Practice (STP), carried out within the scope of the Master degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education, from Escola Superior de Educação, of the Instituto Politécnico de Viana do Castelo. In addition to the STP framework, it is presented a characterization of the educational contexts in which I was inserted, a description of the study to be carried out and a reflection about the educational path. Bearing in mind the contents that were to be taught (microorganisms and hygiene and social problems), the increasing spread of Covid-19, caused by SARS-CoV-2, the health crisis that has taken place and the consequences that have resulted for the populations, it became evident to me that the Natural Sciences classes would have a huge responsibility regarding information, awareness and protection of students (and their families) in the face of this pandemic. Therefore, classes were designed based on this public health problem, establishing links between what students learn at school and the reality they experience. In this sense, a study would be developed with the main purpose of understanding how a pedagogical intervention establishing connections between the curricular contents of Natural Sciences and this reality, in a perspective of Health Education, could influence the perceptions, attitudes and behaviours of 6th grade students regarding these themes. The methodology to be adopted would be essentially of qualitative type. Data collection would be done through questionnaires, participant observation and document analysis. Due to the confinement that the pandemic forced us, it was not possible to conduct the study with the class. As such, there was no data collection and, as a result, there are no results to be presented.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2562
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

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