Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2572
Title: | Histórias com sentidos nas Artes |
Authors: | Pontes, Adalgisa Castro Maia Pinto, Sónia Margarida Fraga Pereira |
Keywords: | Artes Visuais Música Literatura para a infância Crianças em idade pré-escolar Educação não formal Visual Arts Music Children's literature Preschool children Non-formal education |
Issue Date: | 28-Jul-2021 |
Abstract: | Este estudo surgiu da necessidade de se verificar, os hábitos de leitura no âmbito
da Literatura para a Infância e o recurso às Artes Visuais e à Música na idade pré-escolar
(dos 3 aos 6 anos), após se constatar que, atualmente, as crianças nestas idades, cada
vez menos recorrem à Área Infantil da Biblioteca Municipal, preferindo utilizar o telemóvel
dos pais, ou as tablets, nos seus tempos livres.
Neste sentido desenvolveu-se uma investigação de enfoque qualitativo, baseada
na metodologia de investigação-ação, centrada nas práticas das implementações que decorreram
na Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo e no Centro Interpretativo do Barroco
em Arcos de Valdevez, que envolveram a investigadora, as crianças participantes, os
respetivos pais e também a Diretora da Biblioteca.
A intervenção curricular envolveu a planificação de atividades, seleção de recursos
visuais e sonoros com o propósito de incentivar o gosto e o hábito da leitura, e a exploração
de diversas técnicas e estratégias interdisciplinares convencionais e não convencionais. A
recolha de dados no decorrer das implementações, envolveu a observação participativa da
investigadora, o diário reflexivo, registos fotográficos e de vídeo, questionários aos pais e
às crianças e uma entrevista à Diretora da Biblioteca.
Os dados permitiram verificar o lugar da Literatura para a Infância, tendo todos os
participantes adultos vivenciado o impacto positivo, que tal experiência exerce sobre as
crianças, havendo cada vez mais um enorme campo a explorar no domínio da leitura partilhada,
da abordagem interdisciplinar e do desenvolvimento sensorial.
Conclui-se que os pais devem contribuir para que os seus filhos se sintam motivados
pela leitura de literatura para a infância, como uma forma de arte, uma forma de comunicação,
que valoriza as emoções, as sensações, a criatividade e a formação integral
das crianças. Estimular tais contactos com os livros, e atividades lúdicas, pedagógicas, de
diversão à volta de leitura, irá possivelmente contribuir para canalizar mais a atenção das
crianças para o seu imaginário de fantasia e reduzir o seu interesse pelos tablets. Todos
podem contribuir, pois como dizia Al Gore: “Para se criar uma criança, não basta uma família…
É preciso uma aldeia inteira!” This study arose from the need to verify, the reading habits shared in the scope of Literature for Children and the use of Visual Arts and Music in pre-school age (from 3 to 6 years old), after verifying that, currently, children of these ages are increasingly less likely to use the Children's Area of the Municipal Library, preferring to use their parents' cell phones, or tablets, in their spare time. In this sense, a qualitative investigation was developed, based on the action-research methodology, centered on the implementation practices that took place at the Municipal Library Tomaz de Figueiredo and at the Baroque Interpretative Center in Arcos de Valdevez, which involved the researcher, the children participants, their parents and also the Library Director. A The curricular intervention involved the planning of activities, selection of visual and sound resources in order to encourage the taste and habit of reading, and the exploration of various conventional and unconventional interdisciplinary techniques and strategies. The collection of data during the implementations involved participatory observation by the researcher, the reflective diary, photographic and video records, questionnaires to parents and children and an interview with the Director of the Library. The data made it possible to verify the place of literature for childhood, with all adult participants evidencing the positive impact that such an experience has on children, with an increasing field to explore in the field of shared reading, interdisciplinary approach and development. sensory. It is concluded that parents should contribute so that their children feel motivated by reading literature for childhood, as an art form., a form of communication that values the emotions, sensations, creativity, and integral education of children. Stimulating such contacts with books, and ludic, pedagogical, fun activities around reading, will possibly contribute to channeling children's attention more to their fantasy imagination and reducing their interest in tablets. Everyone can contribute, because as Al Gore said: “To raise a child, a family is not enough ... An entire village is needed!” |
Description: | Dissertação de Mestrado em Educação Artística apresentada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2572 |
Appears in Collections: | ESE - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonia_Pinto.pdf | 3.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.