Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2576
Title: O desenvolvimento do Pensamento Crítico associado a aprendizagens do Português no 1.º ciclo do Ensino Básico
Authors: Aguiar, Ana Raquel Rodrigues da Costa
Silva, Ana Filipa Oliveira da
Keywords: Pensamento crítico
Português
1.º Ciclo do Ensino Básico
Critical thinking
Portuguese
1st Cycle of Basic Education
Issue Date: 10-Sep-2021
Abstract: O presente relatório integra o percurso desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Para além da caracterização dos contextos onde foram realizados os estágios e dos percursos de intervenção educativa, é apresentado o estudo que foi realizado no âmbito do Pensamento Crítico, centrado numa proposta didática com tarefas que permitem associar o desenvolvimento do Pensamento Crítico às aprendizagens do Português no 2.º ano de escolaridade. Partindo da importância que as diretrizes curriculares nacionais atribuem ao desenvolvimento de competências associadas à análise crítica, capacidade de explicação, fundamentação e tomada de decisão, o trabalho que aqui se apresenta pretende mostrar que é possível trabalhar estes pontos, partindo de aprendizagens essenciais da disciplina de Português. De forma a orientar o estudo, foram feitas várias pesquisas e todo o trabalho desenvolvido está sustentado na literatura. Face à impossibilidade de aplicar o estudo em contexto educativo na sequência da pandemia Covid-19, é feita uma análise da proposta com base em categorias criadas a priori, tendo em consideração quer o que foi apresentado na Fundamentação Teórica quer os objetivos do estudo. Os resultados permitem concluir que é possível associar o desenvolvimento do Pensamento Crítico às aprendizagens do Português.
This report was developed during the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education and Basic School Teacher Education of the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In addition to the characterization of the contexts where the internships were carried out and the courses of educational intervention, the study was developed in the context of Critical Thinking, centered on a didactic proposal with learned tasks that allow associating the development of Critical Thinking with the learning of Portuguese. Based on the importance that national curricular guidelines attribute to the development of competence associated with critical analysis, explaining ability, reasoning and decision-making, this work proves that it is possible to work on these points, starting from essential learning in the Portuguese discipline. In order to guide the study, several researches were developed and all the work done is supported by the literature. Given the impossibility of applying the study in an educational context following the Covid-19 pandemic, the proposal was analyzed with priori categories, based in the Theoretical Background and the objectives of the study. The results shows that it is possible to work on associate the development of Critical Thinking to the learning of Portuguese.
Description: Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico apresentado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2576
Appears in Collections:ESE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana_Filipa_Silva.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.