Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2585
Title: Estudo da constituição da Lactogal SA por incorporação dos activos e passivos das empresas cooperativas Agros UCR; Proleite C.A.R.L. e Lacticoop UCRL
Authors: Vieira, Domingos
Alves, Simão Daniel Moreira
Keywords: Motivação das fusões
Lactogal
Mercado
Organizações empresariais
Motivations of mergers
Market
Business organizations
Motivación de fusión
Organizaciones empresariales
Issue Date: 6-Jun-2020
Abstract: Esta pesquisa estuda as motivações da fusão por concentração das três cooperativas leiteiras: Agros, Proleite e Lacticoop com a criação da Lactogal. Ora as fusões e aquisições são operações que estão no centro de estratégias de negócios e são, por isso, uma questão bastante explorada no que concerne, por um lado, a rentabilidade para os agentes envolvidos e, por outro, a rentabilidade social. Resulta, então, o interesse académico em estudarmos as motivações que conduzem num quadro global e competitivo dos mercados, as fusões/aquisições e para as empresas na sua lógica de crescimento e concorrência. Neste quadro, a nossa pesquisa visa compreender, na Revisão de Literatura, as motivações das empresas para realizarem a concentração por fusão/aquisição. Atendendo à abertura do mercado Português do sector leiteiro, iniciado na década de 1990, o sector dos lacticínios conheceu uma mutação significativa. Em Portugal tal aconteceu com a criação da Lactogal. Ao chegar ao termo deste estudo, demonstramos que a fusão por incorporação teve as suas próprias motivações, choques regulatórios e económicos e a conquista de economias de escala, são fatores comuns que geralmente beneficiam as empresas envolvidas, mas também podem ter consequências negativas para os seus trabalhadores. Na fusão por incorporação como a da Lactogal as sinergias industrial e comercial potenciais das associadas foram o principal motivo que levou à fusão. A Lactogal, conseguiu criar valor para seus acionistas e os seus resultados apontam para o sucesso da fusão, com a empresa a ser capaz de aumentar a sua participação no mercado e sua receita num mercado que enfrenta muitos desafios com benéficos latentes para todas as partes.
This research studies the motivations of merger by concentration of the three dairy cooperatives: Agros, Proleite and Lacticoop with the creation of Lactogal. However, mergers and acquisitions are operations that are at the heart of business strategies and are, therefore, a much explored issue regarding profitability for the agents involved and social profitability on the other. This results in the academic interest in studying the motivations that lead in a global and competitive framework of markets, mergers / acquisitions and for companies in their logic of growth and competition. In this context, our research aims to understand, in the Literature Review, the motivations of companies to perform merger / acquisition concentration. Given the opening of the Portuguese dairy market, which began in the 1990s, the dairy sector has undergone a significant change. In Portugal this happened with the creation of Lactogal. Upon completion of this study, we demonstrated that merger by incorporation had its own motivations, regulatory and economic shocks, and the achievement of economies of scale, are common factors that generally benefit the companies involved, but may also have negative consequences for their companies. workers. In the merger by incorporation such as Lactogal, the potential industrial and commercial synergies of the associated companies were the main reason for the merger. Lactogal has managed to create value for its shareholders and its results point to the success of the merger, with the company being able to increase its market share and its revenue in a market that faces many challenges with latent benefits for all parties.
Esta investigación estudia las motivaciones de la fusión por concentración de las tres cooperativas lecheras: Agros, Proleite y Lacticoop con la creación de Lactogal. Sin embargo, las fusiones y adquisiciones son operaciones que están en el centro de las estrategias comerciales y, por lo tanto, son un tema muy explorado con respecto a la rentabilidad para los agentes involucrados y la rentabilidad social por el otro. Esto da como resultado el interés académico en estudiar las motivaciones que conducen a un marco global y competitivo de mercados, fusiones / adquisiciones y para las empresas en su lógica de crecimiento y competencia. En este contexto, nuestra investigación tiene como objetivo comprender, en la revisión de la literatura, las motivaciones de las empresas para realizar la concentración de fusión / adquisición. Dada la apertura del mercado lácteo portugués, que comenzó en la década de 1990, el sector lácteo ha experimentado un cambio significativo. En Portugal esto sucedió con la creación de Lactogal. Al finalizar este estudio, demostramos que la fusión por incorporación tenía sus propias motivaciones, los shocks regulatorios y económicos, y el logro de economías de escala, son factores comunes que generalmente benefician a las compañías involucradas, pero también pueden tener consecuencias negativas para sus compañías. trabajadores En la fusión por incorporación como Lactogal, las posibles sinergias industriales y comerciales de las empresas asociadas fueron la razón principal de la fusión. Lactogal ha logrado crear valor para sus accionistas y sus resultados apuntan al éxito de la fusión, y la compañía puede aumentar su participación en el mercado y sus ingresos en un mercado que enfrenta muchos desafíos con beneficios latentes para todas las partes.
Description: Mestrado em Gestão das Organizações : Ramo de Gestão de Empresas (parceria com a APNOR) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2585
Appears in Collections:ESTG - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Simao_Alves.pdf6.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.